segunda-feira, 9 de novembro de 2020

LINGUAGEM ARTES VISUAIS | APRECIAÇÃO | MOSAICO E ESCULTURA | ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

 Olá Pessoal!? Tudo bem? Na aula de hoje falaremos sobre Mosaico e  Escultura. Preparados!? Então, coloque os cintos de segurança e VAMOS LÁ!


MOSAICO

Imagem de Thomas B. por Pixabay 


Imagem de WikiImages por Pixabay 



Mas o que a história diz sobre o Mosaico!?

O Mosaico, conhecido também como arte musiva, é uma montagem de pequenos fragmentos de materiais como pedras, azulejos de várias cores, pastilhas de vidro – os mais usados -, conchas, papéis, botões, plásticos, couros, grãos de alimentos e outros mais, denominados tesselas, sobre planos anteriormente dispostos para este fim, resultando em desenhos os mais variados.
A meta desta técnica é ocupar artisticamente superfícies como planos, pisos, paredes e também, atualmente, esculturas. Este trabalho envolve meticulosidade, persistência e disciplina, já que para compor um mosaico é necessário juntar cacos que ao menos apresentem duas colorações distintas de qualquer matéria-prima.


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ESCULTURA


Imagem de Gerhard Janson por Pixabay 




Imagem de Alexas_Fotos por Pixabay 



Considerada a terceira das artes clássicas, a escultura é a técnica de representar objetos e seres através da reprodução de formas. Utiliza-se de materiais como gesso, pedra, madeira, resinas sintéticas, aço, ferro, mármore e das seguintes técnicas: cinzelação, fundição, moldagem ou a aglomeração de partículas. Sua origem baseia-se na imitação da natureza, com o intuito maior de representar o corpo humano.


Vamos brincar um pouco!?


Mosaico de Papel, com o Professor Rodrigo


Dicas de Cerâmica - Tartaruga


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(EF07AR01)Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.



LINGUAGEM ARTES VISUAIS | APRECIAÇÃO | ORIGAMI E LAMBE-LAMBE | ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

 Olá Pessoal, tudo legal!? Hoje vamos conhecer algumas técnicas aplicadas nas Artes Visuais, sente na cadeira aperte o cinto e aproveite a vista!!!


ORIGAMI

Você sabe fazer um Origami? 

Imagem de Anke Sundermeier por Pixabay


VAMOS VER UM POUCO DA ORIGEM DO ORIGAMI?

A história do Origami


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LAMBE-LAMBE

Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay


O lambe-lambe é uma vertente da arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana, com o intuito de transmitir ideias e pensamentos, divulgar as artes ou até mesmo protestos elaborados através de imagens e textos.

Como aplicar Lambe Lambe - Homens da Casa




***QUE TAL BRINCARMOS UM POUCO?***

Origami: Tsuru - Instruções em Português BR




O que é e como fazer um lambe-lambe




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(EF06AR01)Pesquisar, apreciar e analisar dobradura, gravura, lambe-lambe e animação nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF06AR02)Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais da dobradura, da gravura, do lambe-lambe e da animação, contextualizando-os no tempo e no espaço.





LINGUAGEM ARTES VISUAIS | FOTOGRAFIA E GRAFITE | ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

  Fala Pessoal tudo bem?! Nossa aula de hoje vamos conhecer um  pouco mais dos trabalhos de fotografos e grafiteiros. Preparados, então aperte os cintos e bora começar!! 


FOTOGRAFIA

Imagem de Shutterbug75 por Pixabay 

 
Originalmente, trata-se de uma imagem fixada em papel (ou outros materiais), por meio de agentes químicos. É também, o nome do processo pelo qual é possível registrar imagens por meio de equipamentos mecânicos/eletrônicos/digitais. A fotografia possui vários estilos, dentre eles a fotografia documental em que o artista, por meio de imagens objetivas, busca destacar um tema que pode estar relacionado a questões sociais, científicas, históricas, entre outras, e a fotografia do cotidiano em que o artista registra exatamente o que vê, o que acontece nos espaços urbanos.

A Genesis de Sebastião Salgado

Cristiano Mascaro “Eu sou um fotógrafo de rua”

GRAFITE

Manifestação artística das modalidades de desenho e/ou pintura, surgida em Nova York nos anos 1970, caracterizada pela intencionalidade do artista em interferir na paisagem urbana, utilizando suportes originalmente não criados para esta finalidade. A arte do grafite possui vários estilos, dentre eles o estêncil (termo inglês: stencil) que é uma técnica usada para estampar, aplicar desenho por meio de um molde, preenchendo com tinta o desenho vazado, criando o elemento desejado (figura, desenho, número, letras etc.) e o grafite 3D, técnica utilizada pelos artistas para dar a ilusão de que o desenho está saindo do chão ou da parede. As imagens são impactantes, interativas e simulam abismos, penhascos etc. 

Imagem de ShonEjai por Pixabay 

Os Gêmeos revelam seus rascunhos, 
ateliê e vida para a Trip





Nina Pandolfo




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(EF09AR01)Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.



















quinta-feira, 22 de outubro de 2020

LINGUAGEM ARTES VISUAIS | ARTE E TECNOLOGIA NA FOTOGRAFIA | CONTEXTUALIZAÇÃO | ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

 Olá tudo bem?! Aqui é o professor André! Você gosta de fotografia? É nosso assunto de hoje!

História da Fotografia


Imagem de SplitShire por Pixabay


Quando olhamos para câmeras dos novos celulares, não dá para imaginar que há muitos anos atrás a primeira câmera fotográfica era uma caixa escura com um pequeno buraco. Projetada com base nos estudos da Ótica, trata-se de um aparelho que possui paredes opacas.   



Um pequeno buraco está contido em uma dessas paredes. A luz do exterior entra na câmara escura e por esse buraco é projetada uma imagem invertida em uma das paredes do aparelho. especialmente no século XVI, pintores e desenhistas utilizavam a imagem projetada na câmara escura como referências para suas obras.


The first photograph in history – by Joseph Nicéphore Niépce –
 "View from the Window" at Le Gras |circa 1826


Muitos pintores, na época do surgimento da fotografia, inicialmente foram contrários a essa tecnologia alguns dos questionamentos que surgiram naquele momento se referem a possibilidade de substituir as técnicas tradicionais uma pintura, do desenho e a gravura. A fotografia, com a sua velocidade de apreensão da imagem, foi vista como concorrente dos pintores e desenhistas, pois grande parte dos proventos obtidos na carreira artísticas eram decorrentes da produção dos retratos.

Entretanto, provou-se que , na arte, a ideia de substituição ou de desuso não se aplicou, tanto que até hoje diversos artistas produzem obras por meio de materiais e técnicas tradicionais a fotografia não foi uma novidade capaz de substituir os processos de criação artística mas sim de ser incorporadas a eles, seja comum fim, como aliada ou como ponto de partida para novas criações.


A fotografia é também uma obra em si mesma, ou seja, diversos artistas  utilizam e inovam em seus trabalhos, tendo em vista se tratar de uma expressão artística com muitas possibilidades. Na fotografia feita pelo brasileiro Cristiano Mascaro, que mostra uma de suas paisagens urbanas, podemos notar as variadas formas geométricas e contrastes que a paisagem apresenta e como elas interagem entre si, ocupando quase todo o espaço da imagem. 

Fonte: http://googleshortener.com/BTEXi8D


Já o fotógrafo Araquém Alcântara colocou-se, muitas vezes, na captura de elementos da natureza. Usualmente, pode-se imaginar que uma fotografia apresente um retrato estático;  no entanto, o fotógrafo optou por experimentar outro nos processos de captura da imagem, tendo como resultado uma fotografia que não se revela nos moldes tradicionais, mas que produz sensação de movimento pensando deste modo podemos utilizar a tecnologia de inúmeras formas, usando nossa criatividade


 “JAGUARETÊ”( “a onça verdadeira”-  tupi guarani)


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(EF09AR01) Pesquisar, apreciar e analisar fotografia, grafite, escultura, intervenção e outras modalidades da arte pública contemporânea em obras de artistas brasileiros e estrangeiros e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.










terça-feira, 20 de outubro de 2020

LINGUAGEM ARTES VISUAIS | O PATRIMÔNIO CULTURAL | CONTEXTUALIZAÇÃO | ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

 Olá Pessoal tudo bem? Aqui é o professor André! Hoje o nosso assunto será Patrimônio Cultural

Imagem de Peter H por Pixabay


A memória de uma comunidade pode ser preservada e marcada de diversas maneiras.


Os monumentos a  pessoas ou eventos históricos, a criação de datas comemorativas, a preservação de elementos arquitetônicos, a realização de celebrações tradicionais e a  transmissão de conhecimentos, saberes e modos de fazer artesanais são algumas das muitas possibilidades de se preservar essa memória. Tais elementos precisam do suporte de instituições governamentais para serem preservados, partilhados, visitados, em outras palavras, para continuarem existindo. A classificação de determinados locais, práticas, objetos e celebrações como patrimônios culturais dá a esses elementos a proteção do Estado.

Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay 


 Portanto, o patrimônio cultural que se refere os bens que transmitem a memória  e a identidade de grupos humanos. Tais bens podem ser de natureza material ou imaterial, e ao serem tombados ou seja, registrado como patrimônios, devem receber proteção e meios que assegurem sua preservação.

Para a proteção do patrimônio cultural brasileiro, existe um órgão do estado que classifica o que deve ser preservado, e que, junto  às instâncias da sociedade civil, buscam medidas para garantir a sua preservação.



O Que é Tombamento?


https://www.grancursosonline.com.br/concurso/iphan-instituto-do-patrimonio-historico-e-artistico-nacional


No Brasil pode-se destacar como o órgão máximo de proteção o Instituto ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), associado ao ministério da cultura. Seu papel é proteger e promover os bens culturais do país garantindo que estes sejam mantidos para gerações futuras. 

Esse órgão conserva, monitora e salvaguarda os bens culturais brasileiros.


Imagem de Loretta Rossiter por Pixabay 


O patrimônio material pode ser de origem arqueológica, histórica, paisagista e etnográfica, incluindo, também, as produções de artes visuais e de arquitetura. Alguns exemplos de bens que se caracterizam como parte do patrimônio material são obras de arte, cidades históricas, sítios arqueológicos, coleções arqueológicas e, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos,  videográficos, fotográficos e cinematográficos, entre outros exemplos.

Imagem de José Cláudio Guimarães JCGuimaraes por Pixabay 

O patrimônio imaterial são os bens culturais referentes aos saberes, as crenças, as celebrações, as habilidades e as práticas culturais de determinado lugar ou grupo social. pode ser no modo de fazer um artesanato tradicional, uma dança em um ritual indígena, a configuração(de vestuário, adereço, música, personagens, espaço)de uma festa, uma prática musical e etc

Por exemplo, o  ofício das baianas que vendem acarajé em tabuleiros é considerado um patrimônio imaterial pois se trata de uma prática cotidiana e tradicional comum a um grupo de mulheres da Bahia que mantém a memória do modo de fazer alimentos, como acarajé.



Festa do Divino Espírito Santo e Cavalhadas, Pirenópolis, Goiás






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(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latinoamericanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.


segunda-feira, 19 de outubro de 2020

LINGUAGEM ARTES VISUIAS | O ARTESANATO TRADICIONAL NO BRASIL | CONTEXTUALIZAÇÃO | ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

 OLÁ, TUDO BEM COM VC? HOJE VAMOS FALAR DE ARTESANATO !!!


Imagem de Rodrigo de la torre por Pixabay 

Você já viu algum objeto que foi feito de maneira artesanal em sua residência ou na casa de familiares ou amigos?

Você já viu um objeto sendo feito de maneira artesanal?


 O Artesanato Tradicional no Brasil


Em visitas a feira ou bairros de sua cidade ou comunidade, você já se deparou com diferentes peças artesanais que foram criados por meio do  trabalho manual de uma ou mais pessoas, como cestos, vasos, panelas, brincos, pulseiras, entre outras.

 

Muitas vezes essas peças são construídas a partir de um conjunto de saberes de uma comunidade ou grupo social que é partilhado entre os seus integrantes, ou seja, expressam e carregam suas tradições culturais. 

Nesse caso, trata-se de peças do Artesanato tradicional.


Historicamente, o artesanato brasileiro nasce de várias culturas: desde a cultura indígena, a cultura africana, a cultura dos imigrantes europeus e asiáticos, a cultura norte-americana e ultimamente a influência da globalização. 


https://www.culturaamazonica.com.br/2018/04/07/a-arte-das-cuias-pintadas-em-oficina-gratuita-no-sesc-em-santarem/



 Um exemplo de artesanato tradicional são as cuias produzidas no município de Santarém no Estado do Pará. Todos os elementos que envolvem essas cuias, como a matéria-prima, o modo de fazer e o seu uso, estão relacionados à elementos da região norte e, especialmente, ao município de Santarém.


Árvore cuieira


A matéria-prima da Cuia é o fruto de uma árvore conhecida como cuieira, que existe na Cidade de Santarém. O conhecimento do modo de fazer essas coisas é transmitido de geração para geração, e os objetos são produzidos de forma coletiva ou seja, um grupo de pessoas dividi esse saber e realiza a produção juntos. As pinturas realizadas nas cuias são inspiradas pela paisagem natural da região, lendas amazônicas e padrões gráficos indígenas.

Por fim, as coisas são muito utilizadas para servir de um caldo típico da região, Tacacá.


Artesanato com Capim Dourado


No estado do Tocantins, um artesanato tradicional se desenvolveu ao redor da matéria prima do Capim Dourado, uma planta típica da localidade. As peças são confeccionadas a partir da costura dos fios da planta. A técnica é originária do povo indígena Xerente e foi agregada pela comunidade quilombola da Mumbuca, que fica na região no Parque Estadual do Jalapão. A comunidade, criada no século XIX a partir da interação entre indígenas do povo Xerente e ex-escravizados negros, tem no seu artesanato do capim dourado uma de suas principais fontes de renda atualmente.


A importância do Capim Dourado para comunidade é demonstrada pela festa realizada durante o período de sua colheita, cuja programação inclui 3 dias de celebrações com apresentações musicais e cantigas de roda, além de oficinas demonstrativas do Artesanato produzido com a matéria-prima e rodas de conversa abertas aos visitantes. A Colheita do Capim Dourado é regulamentada por lei: Permitida somente em período específico e para o uso artesanal. Dessa maneira, garante-se que a planta não entre em extinção.


Como vimos, a produção do Artesanato e o trabalho do Artesão podem estar envolvidos há uma série de elementos, como tipos de matérias-primas presentes em uma região, as técnicas herdadas e aprendidas de outras culturas ou na própria comunidade, as utilidades dadas as peças criadas, a possibilidade de renda a partir de sua venda, entre outros aspectos. Cada um desses elementos é específico a uma prática artesanal que está ligada a tradição cultural de uma comunidade, região o povo.









(EF07AR01) Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.


domingo, 18 de outubro de 2020

LINGUAGEM ARTES VISUAIS | PROCESSOS CRIATIVOS | CONTEXTUALIZAÇÃO | ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

Olá aqui é o professor André tudo bem? Você já parou para pensar como os artistas criam suas obras de arte? 

Imagem de Pexels por Pixabay


 Olhando uma obra de arte, existem vários elementos que podem ser percebidos, como as texturas, as cores e as formas utilizadas. Neste momento, também podem existir questionamento sobre as motivações dos Artistas para realizar aquele trabalho: Porque ele pensou e sentiu enquanto construir a sua obra? O que desejou expressar por meio dela? Trata-se de questões que se referem a inspiração do artista.

 A inspiração é o desejo , a vontade que motiva um indivíduo iniciar qualquer processo criativo. É o momento quando temos a ideia e usamos a nossa imaginação e criatividade para expressá-la. Os mais diferentes estímulos podem provocar um processo criativo: desde linguagens artísticas como a dança, o o Teatro, a Música e a literatura,  a cheiros e momentos  do dia a dia.

O acaso também pode ser um estímulo. Por exemplo, um artista pode estar criando um desenho e derramar uma xícara de café sobre  ele. Esse imprevisto requer uma escolha. Ele pode jogar o desenho fora ou utilizar a mancha de café em sua criação. Nesse caso, em vez de a mancha ser percebida como sujeira, ela inspira um processo criativo novo . O processo criativo envolve a concretização daquilo que se deseja apresentar e o seus significados, a escolha de seus suportes, de cores, imagens e de materiais, assim como preenchimento de espaço que será explorado durante as etapas de concepção, experimentação e execução da obra. Portanto, a partir dos diferentes estímulos, o artista utiliza conhecimentos, técnicas e estilo pessoal para apresentar sua visão de mundo. 


Alexandre Órion - Obra Ossário


Ossário é o título das intervenções realizadas por Orion nos túneis da cidade de São Paulo. Durante as madrugadas, utilizando apenas retalhos de pano, o artista remove parte da grossa camada de poluição que impregna as laterais dos túneis. Limpando seletivamente a fuligem despejada pelos carros, Orion desenha milhares de caveiras nas paredes. O vídeo de Ossário foi visto por mais de 6 milhões de pessoas em exposições e mostras ao redor do mundo. (https://www.alexandreorion.com/)



(EF02AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, modelagem e escultura como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura local e paulista, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético


SAIBA MAIS

Livro Digital - Como Desenhar 15 Animais