Olá Pessoal tudo bem? Aqui é o professor André! Hoje o nosso assunto será Patrimônio Cultural
Os monumentos a pessoas ou eventos históricos, a criação de datas comemorativas, a preservação de elementos arquitetônicos, a realização de celebrações tradicionais e a transmissão de conhecimentos, saberes e modos de fazer artesanais são algumas das muitas possibilidades de se preservar essa memória. Tais elementos precisam do suporte de instituições governamentais para serem preservados, partilhados, visitados, em outras palavras, para continuarem existindo. A classificação de determinados locais, práticas, objetos e celebrações como patrimônios culturais dá a esses elementos a proteção do Estado.
Portanto, o patrimônio cultural que se refere os bens que transmitem a memória e a identidade de grupos humanos. Tais bens podem ser de natureza material ou imaterial, e ao serem tombados ou seja, registrado como patrimônios, devem receber proteção e meios que assegurem sua preservação.
Para a proteção do patrimônio cultural brasileiro, existe um órgão do estado que classifica o que deve ser preservado, e que, junto às instâncias da sociedade civil, buscam medidas para garantir a sua preservação.
No Brasil pode-se destacar como o órgão máximo de proteção o Instituto ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), associado ao ministério da cultura. Seu papel é proteger e promover os bens culturais do país garantindo que estes sejam mantidos para gerações futuras.
Esse órgão conserva, monitora e salvaguarda os bens culturais brasileiros.
O patrimônio imaterial são os bens culturais referentes aos saberes, as crenças, as celebrações, as habilidades e as práticas culturais de determinado lugar ou grupo social. pode ser no modo de fazer um artesanato tradicional, uma dança em um ritual indígena, a configuração(de vestuário, adereço, música, personagens, espaço)de uma festa, uma prática musical e etc
Por exemplo, o ofício das baianas que vendem acarajé em tabuleiros é considerado um patrimônio imaterial pois se trata de uma prática cotidiana e tradicional comum a um grupo de mulheres da Bahia que mantém a memória do modo de fazer alimentos, como acarajé.
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(EF08AR01) Pesquisar, apreciar e analisar desenho, pintura, modelagem, escultura e outras modalidades produzidas por culturas indígenas (brasileiras e latinoamericanas) e africanas de diferentes épocas, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
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