domingo, 18 de outubro de 2020

LINGUAGEM ARTES VISUAIS | PROCESSOS CRIATIVOS | CONTEXTUALIZAÇÃO | ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

Olá aqui é o professor André tudo bem? Você já parou para pensar como os artistas criam suas obras de arte? 

Imagem de Pexels por Pixabay


 Olhando uma obra de arte, existem vários elementos que podem ser percebidos, como as texturas, as cores e as formas utilizadas. Neste momento, também podem existir questionamento sobre as motivações dos Artistas para realizar aquele trabalho: Porque ele pensou e sentiu enquanto construir a sua obra? O que desejou expressar por meio dela? Trata-se de questões que se referem a inspiração do artista.

 A inspiração é o desejo , a vontade que motiva um indivíduo iniciar qualquer processo criativo. É o momento quando temos a ideia e usamos a nossa imaginação e criatividade para expressá-la. Os mais diferentes estímulos podem provocar um processo criativo: desde linguagens artísticas como a dança, o o Teatro, a Música e a literatura,  a cheiros e momentos  do dia a dia.

O acaso também pode ser um estímulo. Por exemplo, um artista pode estar criando um desenho e derramar uma xícara de café sobre  ele. Esse imprevisto requer uma escolha. Ele pode jogar o desenho fora ou utilizar a mancha de café em sua criação. Nesse caso, em vez de a mancha ser percebida como sujeira, ela inspira um processo criativo novo . O processo criativo envolve a concretização daquilo que se deseja apresentar e o seus significados, a escolha de seus suportes, de cores, imagens e de materiais, assim como preenchimento de espaço que será explorado durante as etapas de concepção, experimentação e execução da obra. Portanto, a partir dos diferentes estímulos, o artista utiliza conhecimentos, técnicas e estilo pessoal para apresentar sua visão de mundo. 


Alexandre Órion - Obra Ossário


Ossário é o título das intervenções realizadas por Orion nos túneis da cidade de São Paulo. Durante as madrugadas, utilizando apenas retalhos de pano, o artista remove parte da grossa camada de poluição que impregna as laterais dos túneis. Limpando seletivamente a fuligem despejada pelos carros, Orion desenha milhares de caveiras nas paredes. O vídeo de Ossário foi visto por mais de 6 milhões de pessoas em exposições e mostras ao redor do mundo. (https://www.alexandreorion.com/)



(EF02AR01) Identificar e apreciar desenho, pintura, modelagem e escultura como modalidades das artes visuais tradicionais e contemporâneas presentes na cultura local e paulista, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético


Nenhum comentário:

SAIBA MAIS

Livro Digital - Como Desenhar 15 Animais