segunda-feira, 19 de outubro de 2020

LINGUAGEM ARTES VISUIAS | O ARTESANATO TRADICIONAL NO BRASIL | CONTEXTUALIZAÇÃO | ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS

 OLÁ, TUDO BEM COM VC? HOJE VAMOS FALAR DE ARTESANATO !!!


Imagem de Rodrigo de la torre por Pixabay 

Você já viu algum objeto que foi feito de maneira artesanal em sua residência ou na casa de familiares ou amigos?

Você já viu um objeto sendo feito de maneira artesanal?


 O Artesanato Tradicional no Brasil


Em visitas a feira ou bairros de sua cidade ou comunidade, você já se deparou com diferentes peças artesanais que foram criados por meio do  trabalho manual de uma ou mais pessoas, como cestos, vasos, panelas, brincos, pulseiras, entre outras.

 

Muitas vezes essas peças são construídas a partir de um conjunto de saberes de uma comunidade ou grupo social que é partilhado entre os seus integrantes, ou seja, expressam e carregam suas tradições culturais. 

Nesse caso, trata-se de peças do Artesanato tradicional.


Historicamente, o artesanato brasileiro nasce de várias culturas: desde a cultura indígena, a cultura africana, a cultura dos imigrantes europeus e asiáticos, a cultura norte-americana e ultimamente a influência da globalização. 


https://www.culturaamazonica.com.br/2018/04/07/a-arte-das-cuias-pintadas-em-oficina-gratuita-no-sesc-em-santarem/



 Um exemplo de artesanato tradicional são as cuias produzidas no município de Santarém no Estado do Pará. Todos os elementos que envolvem essas cuias, como a matéria-prima, o modo de fazer e o seu uso, estão relacionados à elementos da região norte e, especialmente, ao município de Santarém.


Árvore cuieira


A matéria-prima da Cuia é o fruto de uma árvore conhecida como cuieira, que existe na Cidade de Santarém. O conhecimento do modo de fazer essas coisas é transmitido de geração para geração, e os objetos são produzidos de forma coletiva ou seja, um grupo de pessoas dividi esse saber e realiza a produção juntos. As pinturas realizadas nas cuias são inspiradas pela paisagem natural da região, lendas amazônicas e padrões gráficos indígenas.

Por fim, as coisas são muito utilizadas para servir de um caldo típico da região, Tacacá.


Artesanato com Capim Dourado


No estado do Tocantins, um artesanato tradicional se desenvolveu ao redor da matéria prima do Capim Dourado, uma planta típica da localidade. As peças são confeccionadas a partir da costura dos fios da planta. A técnica é originária do povo indígena Xerente e foi agregada pela comunidade quilombola da Mumbuca, que fica na região no Parque Estadual do Jalapão. A comunidade, criada no século XIX a partir da interação entre indígenas do povo Xerente e ex-escravizados negros, tem no seu artesanato do capim dourado uma de suas principais fontes de renda atualmente.


A importância do Capim Dourado para comunidade é demonstrada pela festa realizada durante o período de sua colheita, cuja programação inclui 3 dias de celebrações com apresentações musicais e cantigas de roda, além de oficinas demonstrativas do Artesanato produzido com a matéria-prima e rodas de conversa abertas aos visitantes. A Colheita do Capim Dourado é regulamentada por lei: Permitida somente em período específico e para o uso artesanal. Dessa maneira, garante-se que a planta não entre em extinção.


Como vimos, a produção do Artesanato e o trabalho do Artesão podem estar envolvidos há uma série de elementos, como tipos de matérias-primas presentes em uma região, as técnicas herdadas e aprendidas de outras culturas ou na própria comunidade, as utilidades dadas as peças criadas, a possibilidade de renda a partir de sua venda, entre outros aspectos. Cada um desses elementos é específico a uma prática artesanal que está ligada a tradição cultural de uma comunidade, região o povo.









(EF07AR01) Pesquisar, apreciar e analisar mosaico, escultura, muralismo e assemblage nas artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.


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