HOJE NOSSA AULA FALAREMOS SOBRE TEATRO DE SOMBRAS E TEATRO DE FORMAS ANIMADAS! VAI SER MUITO LEGAL!
Teatro de Sombras
Diz a lenda: O Imperador Wu Ti, da dinastia Han, governava com sabedoria e juízo o Império Celeste. Seu reinado de 20 anos era um dos mais gloriosos. Supersticioso, acreditava nas artes mágicas. Desgostoso com a morte de sua dançarina predileta, ele exigiu que o mágico da corte fizesse voltar a linda defunta do país das sombras. Amedrontado pela pena de morte, o mágico arquitetou um plano: cuidadosamente preparou uma pele de peixe, tornando-a macia e transparente, e nela recortou a silhueta da dançarina. Mandou esticar uma cortina branca em uma varanda do palácio imperial, em frente a um campo aberto. Com a luz do sol filtrada pela cortina, diante de toda a corte reunida na varanda, a sombra da dançarina ao som da flauta se fez presente. A semelhança dos gestos delicados e da fluidez de sua dança deixou todos alucinados.
Teatro de Animação
É, essencialmente, caracterizado pela presença de um objeto “intermediário” (objetos, marionetes, fantoches, dedoches, bonecos etc.) entre o ator e a plateia. Aqui, o boneco, ou uma “forma animada”, será instrumento de comunicação do ator com o público. Os manipuladores podem estar visíveis ou não, mas sempre mantendo o foco no boneco e não na pessoa. No teatro de animação são os objetos, bonecos ou formas animadas que ganham vida e interpretam as personagens. Existem inúmeros tipos de animação como os fantoches ou títeres ( em que a mão humana dá vida ao boneco), os dedoches ( pequenos bonecos para colocar nos dedos, repetindo a técnica do fantoche em escala menor), marionetes ( bonecos articulados com fios presos em suas articulações), bonecos de mamulengo ( fantoches feitos com cabeças de papel machê e corpos de tecido, oriundo no nordeste do Brasil, principalmente em Pernambuco), bonecos robóticos ou computadorizados, teatro de sombras ( a encenação é feita com silhuetas recortadas em papel contra a luz), teatro com objetos ( os objetos são os personagens em ação), teatro Bunraku ( técnica japonesa de manipulação de bonecos) entre outros.
E você, já assistiu a algum espetáculo de teatro de animação (bonecos, fantoches, dedoches, sombra, marionetes, objetos etc.)?
Como você imagina que seja a criação de um boneco-personagem? De que modo o boneco “ganha vida” no palco?
Neste site você encontra mais conteúdo sobre teatro de bonecos
AMPHIBIAS PRODUÇÕES DE BONECOS
Rá-Tim-Bum: Contadores de Histórias - A aranha, o grilo e o jacaré
GRUPO GIRINO |
5 comentários:
Muito legal A aula
achei muito legal falar sobre essas linguagens e aprender novos tipos de teatro, amei o bunraku
Bacana, vlw!
e muito legal mesmo professor
Amei a aula, pq foi bem explicado e simples de entender.
Postar um comentário