quinta-feira, 10 de setembro de 2020

LINGUAGEM TEATRAL - TEATRO DE FORMAS ANIMADAS - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS 7º ANOS


 HOJE NOSSA AULA FALAREMOS SOBRE TEATRO DE SOMBRAS E TEATRO DE  FORMAS ANIMADAS! VAI SER MUITO LEGAL! 


Teatro  de Sombras 

Diz a lenda: O Imperador Wu Ti, da dinastia Han, governava com sabedoria e juízo o Império Celeste. Seu reinado de 20 anos era um dos mais gloriosos. Supersticioso, acreditava nas artes mágicas. Desgostoso com a morte de sua dançarina predileta, ele exigiu que o mágico da corte fizesse voltar a linda defunta do país das sombras. Amedrontado pela pena de morte, o mágico arquitetou um plano: cuidadosamente preparou uma pele de peixe, tornando-a macia e transparente, e nela recortou a silhueta da dançarina. Mandou esticar uma cortina branca em uma varanda do palácio imperial, em frente a um campo aberto. Com a luz do sol filtrada pela cortina, diante de toda a corte reunida na varanda, a sombra da dançarina ao som da flauta se fez presente. A semelhança dos gestos delicados e da fluidez de sua dança deixou todos alucinados.

Imagem de Manfred Antranias Zimmer por Pixabay 

Teatro de Animação 

É, essencialmente, caracterizado pela presença de um objeto “intermediário” (objetos, marionetes, fantoches, dedoches, bonecos etc.) entre o ator e a plateia. Aqui, o boneco, ou uma “forma animada”, será instrumento de comunicação do ator com o público. Os manipuladores podem estar visíveis ou não, mas sempre mantendo o foco no boneco e não na pessoa. No teatro de animação são os objetos, bonecos ou formas animadas que ganham vida e interpretam as personagens. Existem inúmeros tipos de animação como os fantoches ou títeres ( em que a mão humana dá vida ao boneco), os dedoches ( pequenos bonecos para colocar nos dedos, repetindo a técnica do fantoche em escala menor), marionetes ( bonecos articulados com fios presos em suas articulações), bonecos de mamulengo ( fantoches feitos com cabeças de papel machê e corpos de tecido, oriundo no nordeste do Brasil, principalmente em Pernambuco), bonecos robóticos ou computadorizados, teatro de sombras ( a encenação é feita com silhuetas recortadas em papel contra a luz), teatro com objetos ( os objetos são os personagens em ação), teatro Bunraku ( técnica japonesa de manipulação de bonecos) entre outros. 


E você, já assistiu a algum espetáculo de teatro de animação (bonecos, fantoches, dedoches, sombra, marionetes, objetos etc.)?


Como você  imagina que seja a criação de um boneco-personagem? De que modo o boneco “ganha vida” no palco? 


Neste site você encontra mais conteúdo sobre teatro de bonecos

AMPHIBIAS PRODUÇÕES DE BONECOS


Rá-Tim-Bum: Contadores de Histórias - A aranha, o grilo e o jacaré




GRUPO GIRINO



Teatro de formas animadas ou de animação contemporâneo

 Manifestação contemporânea do teatro de bonecos que, com bonecos ou não, cola em cena outros elementos, como objetos, imagens, sombras, formas abstratas, que contracenam com atores e manipuladores visíveis ou ocultos, mas mantendo sempre o foco de atenção nas figuras animadas. Grupos experimentais de Teatro de Bonecos cada vez mais buscam inserir nos seus espetáculos a dança, o cinema, a ópera, o circo etc. Sejam na utilização de bonecos gigantes, pequenininhos, com diferentes formas de manipular o uso de recursos digitais e tecnológicos ampliam as infinitas suas possibilidades poéticas.


  
Fitafloripa 2009 3º Festival Internacional de Teatro de Animação



Cia Truks

Teatro Bunraku

 Nascido para contar a lendas e histórias das dinastias japonesas para o povo, o Bunkaru é realizado por atores manipuladores, ou titereiros, os quais se vestem com uma roupa de cor preta e ficam nas costas do boneco. Este ganha vida mexendo o corpo por meio das mãos dos três atores que fazem a manipulação do boneco: usando apenas as mãos um titereiro movimenta apenas a cabeça do boneco, o outro apenas os braços e o outro apenas as pernas. 


Grupo Giramundo

Habilidade Articuladora

(EF07AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro
(EF69AR33)Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

GOSTOU DA AULA DE HOJE? DIGA O QUE MAIS GOSTOU NOS COMENTÁRIOS, COMPARTILHE E  DEIXE SEU 👍
 ATÉ A PRÓXIMA!




5 comentários:

Unknown disse...

Muito legal A aula

Unknown disse...

achei muito legal falar sobre essas linguagens e aprender novos tipos de teatro, amei o bunraku

professor fontes disse...

Bacana, vlw!

Anônimo disse...

e muito legal mesmo professor

Anônimo disse...

Amei a aula, pq foi bem explicado e simples de entender.

SAIBA MAIS

Livro Digital - Como Desenhar 15 Animais