segunda-feira, 7 de setembro de 2020

LINGUAGEM TEATRAL - ATIVIDADE DE SONOPLASTIA - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS 9º ANO

 E AÍ PESSOAL TUDO BEM COM VOCÊS!? VAMOS PARA MAIS UMA AULA?

ASSISTA AO VÍDEO PARA ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE EFEITOS SONOROS NOS FILMES

Como São Criados Os Efeitos Sonoros dos Filmes?


E AÍ? O QUE ACHOU? QUE TAL AGORA VOCÊ CRIAR ALGUNS EFEITOS SONOROS? 

ATIVIDADE

CRIE UMA CENA DE NO MÁXIMO  1 MINUTO.  

PENSE EM ALGO SIMPLES, EXEMPLO:
  •  DUAS COLHERES OU UM GARFO E UMA FACA
  • UM COPO E UMA JARRA 
  • UMA CANETA E UMA BORRACHA
SE VOCÊ PENSOU EM OUTROS OBJETOS, MANDA VER!



ANTES DE  PEGAR  O SEU CELULAR PARA GRAVAR A CENA, FAÇA UM ENSAIO CRIANDO UM DIÁLOGO, OU UMA LUTA OU UMA CENA DE SUSPENSE.  O QUE A SUA IMAGINAÇÃO MANDAR! DEPOIS QUE TUDO ESTIVER BEM ELABORADO, E HORA DA GRAVAÇÃO!

CONFIRA SE FICOU LEGAL! E ENVIE PARA SEU PROFESSOR!

E, AÍ!? GOSTOU DA ATIVIDADE, ENTÃO COMENTA AQUI EMBAIXO, DEIXA UM 👍
E ATÉ A PRÓXIMA!




LINGUAGEM TEATRAL - ATIVIDADE MAQUIAGEM INDÍGENA - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - 8º ANOS

 OLÁ, COMO VAI!? TUDO BEM COM  VOCÊ?

HOJE TEMOS UMA AULA BEM LEGAL SOBRE PINTURA INDÍGENA. VAMOS LÁ!


ASSISTA ESSE VÍDEO SOBRE PINTURA CORPORAL INDÍGENA

Pintura Corporal Indígena



Pintura da tribo Xikrin Kayapó

VEJA AQUI ALGUNS DESENHOS



AGORA É A SUA VEZ! COPIE EM UMA FOLHA O ROSTO DE SUA PREFERÊNCIA E CRIE UMA PINTURA PARA ELE. 


DEPOIS É SÓ TIRAR UMA FOTO E MANDAR PARA SEU PROFESSOR!

GOSTOU DA ATIVIDADE DEIXE UM COMENTÁRIO LOGO ABAIXO! 
 DEIXA UM 👍   E ATÉ A PRÓXIMA!














sexta-feira, 4 de setembro de 2020

LINGUAGEM TEATRAL - ATIVIDADE CONSTRUIR UM BONECO - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - 6º ANO

 OLÁ, TUDO BEM COM VOCÊS! 

HOJE FAREMOS UMA ATIVIDADE BEM LEGAL, MAS ANTES VAMOS ASSISTIR SOBRE O TEATRO DE BONECOS.

TEATRO DE BONECOS - TV GUIA DO ATOR (Programa 64)

E AÍ GOSTOU!? AGORA  ASSISTA ESSES VÍDEOS PARA TER IDEIAS!?

Max do filme a vida secreta dos bichos - como fazer com rolinho de papel higiênico


Como fazer um patinho de papel

Como fazer uma galinha e um pintinho de papel.


AGORA É SUA VEZ! CRIE UM BONECO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS E DEPOIS TIRE UMA FOTO DO  SEU CELULAR E MANDE PARA SEU PROFESSOR!
ATENÇÃO É IMPORTANTE VOCÊ APARECER JUNTO COM SUA CRIAÇÃO!
DEPOIS É SÓ BRINCAR! 



COMENTE AQUI EMBAIXO SE VOCÊ GOSTOU DA ATIVIDADE!👍


LINGUAGEM TEATRAL - ATIVIDADE ESTÁTUAS HUMANAS - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - 7º ANO

 OLÁ PESSOAL TUDO BEM? VAMOS INICIAR NOSSA ATIVIDADE PRÁTICA?

ANTES DE COMEÇAR, VAMOS AQUECER NOSSO CORPO! SIGA AS INSTRUÇÕES DO VÍDEO ABAIXO


AGORA VOCÊS ESTÃO PRONTOS! PRESTE ATENÇÃO NAS IMAGENS ABAIXO

Atleta em descanso

Discóbolo

Deusa da Justiça

Estátua da Liberdade

AGORA VOCÊ IRÁ ESTUDAR A GESTUALIDADE DE CADA ESTÁTUA! OU SEJA, VOCÊ IRÁ IMITAR CADA UMA DAS IMAGENS, CERTO!
DEPOIS DE TREINAR, VOCÊ DEVE ESCOLHER UMA DELAS. AÍ VOCÊ PEDE PARA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA TIRAR UMA FOTO SUA IMITANDO A ESTÁTUA ESCOLHIDA, DEPOIS É SÓ ENVIAR PARA O  SEU PROFESSOR!
FÁCIL NÃO É!

COMENTE AQUI EMBAIXO SE VOCÊ GOSTOU DA ATIVIDADE!👇




terça-feira, 24 de março de 2020

9º anos - 2020 - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II - APRECIAÇÃO - REVISÃO


Este é o momento de apreciação de algumas composições de músicos, grupos e coletivos musicais para reconhecimento da importância e contribuição para o desenvolvimento de diferentes estilos em gêneros de música popular brasileira e estrangeira:

Francisca Edwiges Neves Gonzaga – Chiquinha Gonzaga Composição mais famosa: Ó abre alas!



Alfredo da Rocha Vianna Filho – Pixinguinha Composição mais famosa: Carinhoso 

George Gershwin Composição mais famosa: Rhapsody in Blue (Fantasia 2000)

The Beatles Uma das composições: Let It Be (Remastered 2015) 


Os Mutantes Uma das composições: Ando Meio Desligado 

Essas matrizes  influenciaram na construção da identidade da música popular brasileira e estrangeira, a diferença entre gênero e estilo musical, ressaltando os valores culturais passados de geração em geração, por meio dos conceitos de Patrimônio Cultural Material e Imaterial a fim de despertar o reconhecimento de sua identidade cultural, a valorização e a preservação do patrimônio musical.

Atividade
1.De que forma você acredita que esses músicos contribuíram para o desenvolvimento desses gêneros da música popular brasileira e  estrangeira?Pesquise cada uma das  músicas escolhidas para essa atividade.



8º ANOS - 2020 - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II - APRECIAÇÃO - REVISÃO


Nesta atividade, você saberá sobre os usos, funções, meios, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas das matrizes indígena, africana e afro-brasileira e como as músicas são utilizadas em diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética ou ética. 

Leia o texto abaixo.

 Segundo informações coletadas com o professor indígena Luã Apyká, da Aldeia Piaçaguera (Peruíbe-SP), da etnia Tupi-Guarani Whandeva, os indígenas não usam muito o termo “música indígena”. Eles preferem o termo “cânticos indígenas”, porque “música” é considerado muito genérico, e para o indígena o cântico vem da alma e é uma forma de se conectar com seus ancestrais e com Nhanderu (Deus em Tupi-Guarani). Na Terra Indígena de Piaçaguera, eles têm a Casa Grande que frequentam todos os dias. É um espaço de aprendizagem e de contação de histórias sobre os antepassados, onde conversam com os mais velhos (anciãos) da aldeia e se conectam com sua cultura e ancestralidade. Nesses encontros, eles entoam cânticos que não necessariamente precisam significar coisas ou palavras – em vários momentos são apenas sons emitidos pela boca, em que os mais velhos ficam na frente cantando enquanto os outros seguem acompanhando. São esses encontros e esses cânticos que fortalecem a comunidade, trazem coisas boas e afastam os espíritos malignos. São cânticos muito poderosos e ensinados por Nhanderu (Deus). Existe também uma musicalidade muito forte entre mãe e filho, em que as canções de ninar criam os primeiros laços entre eles. A música de ninar é muito poderosa e funciona como uma permissão para a criança dormir e entrar em contato com sua ancestralidade. Nos dias atuais, os indígenas têm acesso às novas tecnologias e às culturas do mundo contemporâneo, e com isso alguns afastamentos estão ocorrendo. Por exemplo, muitos jovens não participam mais da Casa Grande porque comungam das convicções religiosas do mundo externo e que, agora, estão dentro das aldeias. Mas a conexão ancestral é muito forte e eles acreditam que uma cultura passada de geração em geração por mais de 3 mil anos não irá acabar assim. As aldeias vivem um momento de revitalização e fortalecimento linguístico e cultural. A música para os indígenas vem do coração e é algo espiritual.       
 Acreditam ser algo real e verdadeiro, e não é apenas a contação de alguma circunstância, mas também uma oração e um ato de resistência cultural. Ela fortalece o coletivo, principalmente para o povo Tupi-Guarani, em que homens, mulheres e crianças firmam seus laços através das canções. Existem músicas para rituais onde todos cantam juntos, existem cânticos de brincadeiras, de convivência na selva, e as crianças brincam cantando. 
  Existem músicas específicas para rituais de batizados e para momentos sagrados, como os que comemoram o Ano Novo, que para eles é na primavera, quando se inicia o período de colheita e plantio. Cada instrumento é um espírito e não pode ser tocado de qualquer maneira ou por qualquer pessoa – existem os instrumentistas da aldeia que já nascem com esta habilidade. A maraca (chocalho) é um espírito muito poderoso e representa Nhanderu segurando e protegendo o mundo; ele é tocado apenas pelos homens. A taquara é um instrumento feito de bambu que é usado batendo no chão e é tocado só pelas mulheres. A flauta, o tambor, o chocalho, a taquara e o violão são instrumentos poderosos e feitos com materiais da natureza.

A seguir você verá vídeos de canções africanas e indígenas.

Ladysmith Black Mambazo - Nomathemba (Live on KEXP)



Shaman Songs of the Amazon Rainforest: Pasha Dume

Canções xamãs da Floresta Amazônica: Pasha Dume Pae – A música invoca forças da floresta. Nesta apresentação estão presentes instrumentos indígenas e não indígenas.

Atividade
1.É possível entender as letras do que está sendo cantado? 
2. O que é semelhante e diferente na sonoridade das canções? 
3. Na sua opinião, para que essas canções são utilizadas nas diferentes culturas?
4. Existem locais e momentos específicos para cada uma?
5. De acordo com o texto acima, qual a função da música  e dos instrumentos indígenas?




6º ANOS - 2020 - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II - REVISÃO


Nesta atividade, você verá imagens e vídeos. Observe atentamente os diferentes meios e espaços de circulação de música. Após a apreciação responda.  
1 - Apresentação de músicos de rua – Pixabay 2 - Rádio e CD Player automotivo - Pixabay
3 - Celular com fones - Pixabay  4 - Sala de concerto – Pixabay 
5 - Internet - Plataforma de compartilhamento - Pixabay 6 - Palco montado num parque – Pixabay


Apresentação da Banda Municipal de Sumaré na praça Anna Macarenko Azenha 
Jd. Macarenko - Sumaré - SP.

Atividade

1.Quais formas de ouvir músicas temos atualmente?
2.Qual meio você mais utiliza para ouvir música?
3.Pesquise sobre o instrumento musical chamado viola caipira, desenhe ou cole a imagem dele.
4.Na sua opinião, em quais situações a circulação da música é mais comum?
5.Pergunte para 3 pessoas o por quê ele(a) ouve música. Qual estilo gosta. Qual o instrumento musical mais conhece?



SAIBA MAIS

Livro Digital - Como Desenhar 15 Animais