terça-feira, 24 de março de 2020

8º ANOS - 2020 - SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II - APRECIAÇÃO - REVISÃO


Nesta atividade, você saberá sobre os usos, funções, meios, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas das matrizes indígena, africana e afro-brasileira e como as músicas são utilizadas em diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética ou ética. 

Leia o texto abaixo.

 Segundo informações coletadas com o professor indígena Luã Apyká, da Aldeia Piaçaguera (Peruíbe-SP), da etnia Tupi-Guarani Whandeva, os indígenas não usam muito o termo “música indígena”. Eles preferem o termo “cânticos indígenas”, porque “música” é considerado muito genérico, e para o indígena o cântico vem da alma e é uma forma de se conectar com seus ancestrais e com Nhanderu (Deus em Tupi-Guarani). Na Terra Indígena de Piaçaguera, eles têm a Casa Grande que frequentam todos os dias. É um espaço de aprendizagem e de contação de histórias sobre os antepassados, onde conversam com os mais velhos (anciãos) da aldeia e se conectam com sua cultura e ancestralidade. Nesses encontros, eles entoam cânticos que não necessariamente precisam significar coisas ou palavras – em vários momentos são apenas sons emitidos pela boca, em que os mais velhos ficam na frente cantando enquanto os outros seguem acompanhando. São esses encontros e esses cânticos que fortalecem a comunidade, trazem coisas boas e afastam os espíritos malignos. São cânticos muito poderosos e ensinados por Nhanderu (Deus). Existe também uma musicalidade muito forte entre mãe e filho, em que as canções de ninar criam os primeiros laços entre eles. A música de ninar é muito poderosa e funciona como uma permissão para a criança dormir e entrar em contato com sua ancestralidade. Nos dias atuais, os indígenas têm acesso às novas tecnologias e às culturas do mundo contemporâneo, e com isso alguns afastamentos estão ocorrendo. Por exemplo, muitos jovens não participam mais da Casa Grande porque comungam das convicções religiosas do mundo externo e que, agora, estão dentro das aldeias. Mas a conexão ancestral é muito forte e eles acreditam que uma cultura passada de geração em geração por mais de 3 mil anos não irá acabar assim. As aldeias vivem um momento de revitalização e fortalecimento linguístico e cultural. A música para os indígenas vem do coração e é algo espiritual.       
 Acreditam ser algo real e verdadeiro, e não é apenas a contação de alguma circunstância, mas também uma oração e um ato de resistência cultural. Ela fortalece o coletivo, principalmente para o povo Tupi-Guarani, em que homens, mulheres e crianças firmam seus laços através das canções. Existem músicas para rituais onde todos cantam juntos, existem cânticos de brincadeiras, de convivência na selva, e as crianças brincam cantando. 
  Existem músicas específicas para rituais de batizados e para momentos sagrados, como os que comemoram o Ano Novo, que para eles é na primavera, quando se inicia o período de colheita e plantio. Cada instrumento é um espírito e não pode ser tocado de qualquer maneira ou por qualquer pessoa – existem os instrumentistas da aldeia que já nascem com esta habilidade. A maraca (chocalho) é um espírito muito poderoso e representa Nhanderu segurando e protegendo o mundo; ele é tocado apenas pelos homens. A taquara é um instrumento feito de bambu que é usado batendo no chão e é tocado só pelas mulheres. A flauta, o tambor, o chocalho, a taquara e o violão são instrumentos poderosos e feitos com materiais da natureza.

A seguir você verá vídeos de canções africanas e indígenas.

Ladysmith Black Mambazo - Nomathemba (Live on KEXP)



Shaman Songs of the Amazon Rainforest: Pasha Dume

Canções xamãs da Floresta Amazônica: Pasha Dume Pae – A música invoca forças da floresta. Nesta apresentação estão presentes instrumentos indígenas e não indígenas.

Atividade
1.É possível entender as letras do que está sendo cantado? 
2. O que é semelhante e diferente na sonoridade das canções? 
3. Na sua opinião, para que essas canções são utilizadas nas diferentes culturas?
4. Existem locais e momentos específicos para cada uma?
5. De acordo com o texto acima, qual a função da música  e dos instrumentos indígenas?




Um comentário:

Unknown disse...

oi professor são só essas 5 questões

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