E AÍ PESSOAL TUDO BEM COM VOCÊS!? VAMOS PARA MAIS UMA AULA?
ASSISTA AO VÍDEO PARA ENTENDER UM POUCO MAIS SOBRE EFEITOS SONOROS NOS FILMES
Como São Criados Os Efeitos Sonoros dos Filmes?
E AÍ? O QUE ACHOU? QUE TAL AGORA VOCÊ CRIAR ALGUNS EFEITOS SONOROS?
ATIVIDADE
CRIE UMA CENA DE NO MÁXIMO 1 MINUTO.
PENSE EM ALGO SIMPLES, EXEMPLO:
DUAS COLHERES OU UM GARFO E UMA FACA
UM COPO E UMA JARRA
UMA CANETA E UMA BORRACHA
SE VOCÊ PENSOU EM OUTROS OBJETOS, MANDA VER!
ANTES DE PEGAR O SEU CELULAR PARA GRAVAR A CENA, FAÇA UM ENSAIO CRIANDO UM DIÁLOGO, OU UMA LUTA OU UMA CENA DE SUSPENSE. O QUE A SUA IMAGINAÇÃO MANDAR! DEPOIS QUE TUDO ESTIVER BEM ELABORADO, E HORA DA GRAVAÇÃO!
CONFIRA SE FICOU LEGAL! E ENVIE PARA SEU PROFESSOR!
E, AÍ!? GOSTOU DA ATIVIDADE, ENTÃO COMENTA AQUI EMBAIXO, DEIXA UM 👍
ANTES DE COMEÇAR, VAMOS AQUECER NOSSO CORPO! SIGA AS INSTRUÇÕES DO VÍDEO ABAIXO
AGORA VOCÊS ESTÃO PRONTOS! PRESTE ATENÇÃO NAS IMAGENS ABAIXO
Atleta em descanso
Discóbolo
Deusa da Justiça
Estátua da Liberdade
AGORA VOCÊ IRÁ ESTUDAR A GESTUALIDADE DE CADA ESTÁTUA! OU SEJA, VOCÊ IRÁ IMITAR CADA UMA DAS IMAGENS, CERTO!
DEPOIS DE TREINAR, VOCÊ DEVE ESCOLHER UMA DELAS. AÍ VOCÊ PEDE PARA ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA TIRAR UMA FOTO SUA IMITANDO A ESTÁTUA ESCOLHIDA, DEPOIS É SÓ ENVIAR PARA O SEU PROFESSOR!
FÁCIL NÃO É!
COMENTE AQUI EMBAIXO SE VOCÊ GOSTOU DA ATIVIDADE!👇
Este é o momento de apreciação de algumas composições de músicos, grupos e coletivos
musicais para reconhecimento da importância e contribuição para o desenvolvimento de diferentes estilos em gêneros de música popular brasileira e estrangeira:
Francisca Edwiges Neves Gonzaga – Chiquinha Gonzaga
Composição mais famosa: Ó abre alas!
Alfredo da Rocha Vianna Filho – Pixinguinha
Composição mais famosa: Carinhoso
George Gershwin
Composição mais famosa: Rhapsody in Blue (Fantasia 2000)
The Beatles
Uma das composições: Let It Be (Remastered 2015)
Os Mutantes
Uma das composições: Ando Meio Desligado
Essas matrizes influenciaram na construção da identidade da música popular brasileira e estrangeira, a diferença entre gênero e estilo
musical, ressaltando os valores culturais passados de geração em geração, por meio dos conceitos de Patrimônio Cultural Material e Imaterial a fim de despertar o reconhecimento de sua
identidade cultural, a valorização e a preservação do patrimônio musical.
Atividade
1.De que forma você acredita que esses músicos contribuíram para o desenvolvimento desses gêneros da música popular brasileira e estrangeira?Pesquise cada uma das músicas escolhidas para essa atividade.
Nesta atividade, você saberá sobre os usos,
funções, meios, equipamentos culturais e espaços de circulação das músicas das matrizes indígena, africana e afro-brasileira e como as músicas são utilizadas em diferentes dimensões da
vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética ou ética.
Leia o texto abaixo.
Segundo informações coletadas com o professor indígena Luã Apyká, da Aldeia Piaçaguera (Peruíbe-SP), da etnia Tupi-Guarani Whandeva, os indígenas não usam muito o termo “música indígena”.
Eles preferem o termo “cânticos indígenas”, porque “música” é considerado muito genérico, e para o
indígena o cântico vem da alma e é uma forma de se conectar com seus ancestrais e com Nhanderu
(Deus em Tupi-Guarani). Na Terra Indígena de Piaçaguera, eles têm a Casa Grande que frequentam
todos os dias. É um espaço de aprendizagem e de contação de histórias sobre os antepassados, onde
conversam com os mais velhos (anciãos) da aldeia e se conectam com sua cultura e ancestralidade.
Nesses encontros, eles entoam cânticos que não necessariamente precisam significar coisas ou
palavras – em vários momentos são apenas sons emitidos pela boca, em que os mais velhos ficam na
frente cantando enquanto os outros seguem acompanhando. São esses encontros e esses cânticos que
fortalecem a comunidade, trazem coisas boas e afastam os espíritos malignos. São cânticos muito poderosos e ensinados por Nhanderu (Deus).
Existe também uma musicalidade muito forte entre mãe e filho, em que as canções de ninar criam
os primeiros laços entre eles. A música de ninar é muito poderosa e funciona como uma permissão para
a criança dormir e entrar em contato com sua ancestralidade.
Nos dias atuais, os indígenas têm acesso às novas tecnologias e às culturas do mundo contemporâneo, e com isso alguns afastamentos estão ocorrendo. Por exemplo, muitos jovens não participam mais
da Casa Grande porque comungam das convicções religiosas do mundo externo e que, agora, estão
dentro das aldeias. Mas a conexão ancestral é muito forte e eles acreditam que uma cultura passada de
geração em geração por mais de 3 mil anos não irá acabar assim. As aldeias vivem um momento de revitalização e fortalecimento linguístico e cultural.
A música para os indígenas vem do coração e é algo espiritual.
Acreditam ser algo real e verdadeiro, e não é apenas a contação de alguma circunstância, mas também uma oração e um ato de resistência cultural. Ela fortalece o coletivo, principalmente para o povo Tupi-Guarani, em que homens,
mulheres e crianças firmam seus laços através das canções.
Existem músicas para rituais onde todos cantam juntos, existem cânticos de brincadeiras, de convivência na selva, e as crianças brincam cantando.
Existem músicas específicas para rituais de batizados
e para momentos sagrados, como os que comemoram o Ano Novo, que para eles é na primavera,
quando se inicia o período de colheita e plantio.
Cada instrumento é um espírito e não pode ser tocado de qualquer maneira ou por qualquer
pessoa – existem os instrumentistas da aldeia que já nascem com esta habilidade. A maraca (chocalho)
é um espírito muito poderoso e representa Nhanderu segurando e protegendo o mundo; ele é tocado
apenas pelos homens. A taquara é um instrumento feito de bambu que é usado batendo no chão e é
tocado só pelas mulheres. A flauta, o tambor, o chocalho, a taquara e o violão são instrumentos poderosos e feitos com materiais da natureza.
A seguir você verá vídeos de canções africanas e indígenas.
Ladysmith Black Mambazo - Nomathemba (Live on KEXP)
Shaman Songs of the Amazon Rainforest: Pasha Dume
Canções xamãs da Floresta Amazônica: Pasha Dume Pae – A música invoca forças da floresta.
Nesta apresentação estão presentes instrumentos indígenas e não indígenas.
Atividade
1.É possível entender as letras do que está sendo cantado?
2. O que é semelhante e diferente na sonoridade das canções?
3. Na sua opinião, para que essas canções são utilizadas nas diferentes culturas?
4. Existem locais e momentos específicos para cada uma?
5. De acordo com o texto acima, qual a função da música e dos instrumentos indígenas?