sexta-feira, 11 de setembro de 2020

LINGUAGEM TEATRAL - MANIFESTAÇÕES CÊNICAS DE MATRIZ INDÍGENA, AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS 8º ANO

 OLÁ, COMO VAI ALUNO E PROFESSOR? TUDO BEM COM VOCÊS? PREPARADOS PARA MAIS UMA AULA? ENTÃO VAMOS LÁ!

NESTA AULA VEREMOS COMO OS ÍNDIOS E AFRICANOS EXPRESSAM A LINGUAGEM TEATRAL DENRO DE SUA CULTURA, E QUAIS CONTRIBUIÇÕES TROUXERAM PARA A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL.


VAMOS RELEMBRAR  UM POUCO DE CADA CULTURA?

Os Africanos - Raízes do Brasil #3


Os Indígenas - Raízes do Brasil #1






ALUNOS VOCÊS SE LEMBRAM DE ALGUM PERSONAGEM COM CARACTERÍSTICAS INDÍGENAS OU AFRICANAS EM FILMES, NOVELAS OU  DESENHOS ANIMADOS?



Apresentação do Espetáculo Teatral Infantil Taynakan - O Contador de Histórias Indígenas


O teatro brasileiro surgiu quando Portugal começou a fazer do Brasil sua colônia (Século XVI). Os Jesuítas, com o intuito de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro. Aliada aos rituais festivos e danças indígenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um caráter pedagógico baseado na Bíblia. Nessa época, o maior responsável pelo ensinamento do teatro, bem como pela autoria das peças, foi Padre Anchieta.O teatro realmente nacional só veio se estabilizar em meados do século XIX, quando o Romantismo teve seu início. Martins Pena foi um dos responsáveis pôr isso, através de suas comédias de costumes. Outros nomes de destaque da época foram: o dramaturgo Artur Azevedo, o ator e empresário teatral João Caetano e, na literatura, o escritor Machado de Assis.

http://baraoemfoco.com.br/batrobr.htmarao/portal/cultura/teatro/t


Bando de Teatro Olodum

Histórico

Companhia negra mais popular e de maior longevidade na história do teatro baiano e uma das mais conhecidas do país, o Bando de Teatro Olodum nasce em 17 de outubro de 1990, em Salvador,a partir de uma parceria entre o diretor Marcio Meirelles e o Grupo Cultural Olodum. Fica acertado, desde a fundação, que o Bando tem autonomia para escolher o seu repertório e interferir de maneira autoral no processo criativo de cada trabalho. Nos primeiros anos, seus integrantes (todos negros) enfrentam o estigma de que não são artistas e que representam no palco as suas próprias histórias de vida. Mas o preconceito não impede que o grupo se imponha e contribua de forma relevante para a inclusão de temas sociais e políticos na vida cultural baiana. O foco principal é o combate ao racismo.

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo410140/bando-de-teatro-olodum


GOSTOU DA AULA!?  LEGAL, CONHECER AS CULTURAS QUE FORMARAM NOSSO BRASIL, NÃO É!? 

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ATÉ A PRÓXIMA! TCHAUUU!

HABILIDADES
(EF08AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.


SAIBA MAIS

Livro Digital - Como Desenhar 15 Animais