OLÁ, COMO VAI ALUNO E PROFESSOR? TUDO BEM COM VOCÊS? PREPARADOS PARA MAIS UMA AULA? ENTÃO VAMOS LÁ!
NESTA AULA VEREMOS COMO OS ÍNDIOS E AFRICANOS EXPRESSAM A LINGUAGEM TEATRAL DENRO DE SUA CULTURA, E QUAIS CONTRIBUIÇÕES TROUXERAM PARA A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL.
VAMOS RELEMBRAR UM POUCO DE CADA CULTURA?
Os Africanos - Raízes do Brasil #3
Os Indígenas - Raízes do Brasil #1
ALUNOS VOCÊS SE LEMBRAM DE ALGUM PERSONAGEM COM CARACTERÍSTICAS INDÍGENAS OU AFRICANAS EM FILMES, NOVELAS OU DESENHOS ANIMADOS?
Apresentação do Espetáculo Teatral Infantil Taynakan - O Contador de Histórias Indígenas
O teatro brasileiro surgiu quando Portugal começou a fazer do Brasil sua colônia (Século XVI). Os Jesuítas, com o intuito de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro. Aliada aos rituais festivos e danças indígenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um caráter pedagógico baseado na Bíblia. Nessa época, o maior responsável pelo ensinamento do teatro, bem como pela autoria das peças, foi Padre Anchieta.O teatro realmente nacional só veio se estabilizar em meados do século XIX, quando o Romantismo teve seu início. Martins Pena foi um dos responsáveis pôr isso, através de suas comédias de costumes. Outros nomes de destaque da época foram: o dramaturgo Artur Azevedo, o ator e empresário teatral João Caetano e, na literatura, o escritor Machado de Assis.
http://baraoemfoco.com.br/batrobr.htmarao/portal/cultura/teatro/t
Bando de Teatro Olodum
Bando de Teatro Olodum
Histórico
Companhia negra mais popular e de maior longevidade na história do teatro baiano e uma das mais conhecidas do país, o Bando de Teatro Olodum nasce em 17 de outubro de 1990, em Salvador,a partir de uma parceria entre o diretor Marcio Meirelles e o Grupo Cultural Olodum. Fica acertado, desde a fundação, que o Bando tem autonomia para escolher o seu repertório e interferir de maneira autoral no processo criativo de cada trabalho. Nos primeiros anos, seus integrantes (todos negros) enfrentam o estigma de que não são artistas e que representam no palco as suas próprias histórias de vida. Mas o preconceito não impede que o grupo se imponha e contribua de forma relevante para a inclusão de temas sociais e políticos na vida cultural baiana. O foco principal é o combate ao racismo.
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo410140/bando-de-teatro-olodum
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ATÉ A PRÓXIMA! TCHAUUU!
HABILIDADES
(EF08AR24) Reconhecer e
apreciar artistas, grupos,
coletivos cênicos e
manifestações cênicas de
matriz indígena, africana e
afro-brasileira de diferentes
épocas, investigando os
modos de criação,
produção, divulgação,
circulação e organização da
atuação profissional.
(EF69AR31) Relacionar as
práticas artísticas às
diferentes dimensões da vida social, cultural, política,
histórica, econômica,
estética e ética.
2 comentários:
legal
que massa!!!
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