quarta-feira, 9 de setembro de 2020

LINGUAGEM TEATRAL -CIRCO - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - 6º ANO

 


Habilidade (EF06AR24): Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

OLÁ TUDO BEM! HOJE ESTUDAREMOS A HISTÓRIA DO CIRCO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O TEATRO.

VAMOS LÁ!

CONTEXTOS E APRECIAÇÃO  

https://cdn.pixabay.com/photo/2016/12/27/19/13/acrobats-1934564__340.jpg

História do Circo

A arte do circo está presente desde a Antiguidade em diversas partes do mundo, mas a forma como hoje conhecemos, vem do Império Romano, que no século IV a.C., constrói o primeiro grande circo da história, Circus Maximus, , no qual aconteciam desde festejos religiosos a apresentações de animais e lutas de gladiadores e esportes para entreter o povo. Na Idade Média, as apresentações foram para praças e ruas com seus artistas populares, nômades e viajantes. Na Inglaterra do séc. XVII, o inglês Philip Astley desenvolve a linguagem do circo que passa a ter picadeiros, tendas e lonas para a apresentação de diversas artes circenses próximas do nosso conhecimento. No século XX, surgem as escolas de circo na Rússia, França e Canadá no mundo, as quais alteram a forma de como o circo era regido, principalmente, na troca de saberes circenses, aliando as técnicas circenses e os bailados performáticos da ginástica artística, rítmica e acrobática às inovações tecnológicas, narrativas e teatralidade. Podemos citar alguns circos, mundialmente conhecidos, como o francês Cirque d'Hiver, o americano Big Apple Circus, o irlandês Tom Duffy's Circus, o Circo Imperial da China e o canadense Cirque du Soleil.

Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia - Teaser

História do Circo no Brasil

 O circo, no Brasil, surge com a vinda dos europeus ao país no início do séc. XIX. Muitas famílias nômades, ciganas influenciaram as atividades circenses com apresentações de ilusionismos e de domadores de animais, espalhando-se por todo o país, mas adaptando os números circenses à cultura e costumes da região. O palhaço, grande personagem do circo, é o que alinhava o espetáculo por meio de suas pantomimas, sua alegria e humor sendo muito mais comunicativo e falastrão. Os palhaços, que fizeram mais sucesso nacional, foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo. É importante ressaltar que o uso de animais, em apresentações circenses, no estado de São Paulo, é proibido pela lei 11.977/05. Listamos o nome de alguns circos: Circo Maximus, Circo Stankkowich, Tihany Espetacular, Circo Dos Sonhos, Circo Broadway.

https://pixabay.com/pt/photos/circo-palha%C3%A7o-s%C3%A3o-carlos-s%C3%A3o-paulo-231549/
Imagem de Claudio Kirner por Pixabay 



Trailer Totem -Cirque du Soleil. 



Circo-Teatro
O termo circo-teatro se refere a apresentações teatralizadas que aconteciam, ao final de espetáculos circenses, em meados do século XX no Brasil. Eram encenadas comédias, dramas e adaptações de temas diversos. Benjamin de Oliveira foi o grande precursor dessa prática que foi, durante muito tempo, a forma de levar o teatro a todo o país. Ela foi perdendo espaço e força até os anos de 1960, quando, praticamente, desapareceu. Hoje em dia, há grupos que aliam, aos espetáculos teatrais, as técnicas circenses. Podemos citar as cias. de circo-teatro La Minima, Grupo de Teatro Sem Lona, Grupo Parlapatões e Cia Nau de Ícaros.


https://pixabay.com/pt/photos/acrobatas-circo-contorcionismo-412011/

Circo tradicional

É formado por grupos familiares e todos os saberes são transmitidos de geração em geração. Todo tem uma função específica, antes, durante e depois do espetáculo. Cada apresentação é resultado de um longo, rigoroso e complexo processo de aprendizado artístico e estético, que envolve montagem, elaboração de figurinos e cenários, ensaios, treinamento físico, divulgação e desmontagem. 
Imagem de Erich Westendarp por Pixabay 


 

Circo Contemporâneo

Formado por pessoas de diferentes origens sem nenhum vínculo familiar sendo que a aprendizagem acontece por meio das escolas de circo. Diferentemente do circo tradicional, o espetáculo apresenta um tema central que é desenvolvido ao longo de todo a apresentação numa sequência lógica. Essa exibição combina técnicas circenses e teatrais e grande quantidade de recursos tecnológicos, agregando atores, ginastas, técnicos e equipes específicas as quais desempenham diferentes tarefas e funções, culminando numa produção de elevado teor estético. 
Imagem de IgorSuassuna por Pixabay 

E AÍ, GOSTOU DE SABER SOBRE O CIRCO? COMENTE AQUI EMBAIXO DEIXE UM 👍 E COMPARTILHE O LINK COM SEUS AMIGUINHOS!ATÉ A PRÓXIMA AULA!


5 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito professora

Unknown disse...

Também gostei bastante

Unknown disse...

Material muito bom, completo e educativo.Parabéns!

PROFESSOR FONTES disse...

Obrigado!

Unknown disse...

Adorei! Muito bom! 👏👏👏

SAIBA MAIS

Livro Digital - Como Desenhar 15 Animais