Monalisa e o Estudo da Perspectiva
A Mona Lisa também incorpora outra conquista da pintura da época: a técnica da perspectiva. Antes do Renascimento, as pinturas não apresentavam profundidade - as figuras eram retratadas sobre planos fixos e vazios. Já no quadro de Da Vinci, ao fundo, há um cenário natural que se desdobra em vários planos, dando a noção de profundidade. A técnica da perspectiva também é resultado dos estudos de geometria da época e vem sendo utilizada até hoje na pintura.
Mas o que é Perspectiva?
A perspectiva é uma técnica aplicada em desenhos e pinturas para conferir aos mesmos profundidade e proximidade com o real.
Por ter sido pensada e muito utilizada no Renascimento; período em que prevaleceram as ciências, principalmente a matemática; esta técnica faz uso de medidas retas e elementos da geometria, sendo muito utilizada hoje em dia na arquitetura, no desenho industrial e em outras formas gráficas.
Numa imagem com aplicação da perspectiva podemos perceber que os elementos mais distantes do olhar do observador ficam menores em relação às primeiras e também assumem uma cor mais próxima do fundo. Essas mudanças são comumente aplicadas com o objetivo de tornar a imagem mais real.
Conceitos como "linha do horizonte", "ponto de fuga", "linhas convergentes" e "olhar do observador" devem ser anteriormente esclarecidos para entendermos a perspectiva no desenho.
Pesquise sobre o artista Julian Beever
Nenhum comentário:
Postar um comentário