sábado, 4 de maio de 2013

3º Ano ARTE DIGITAL






Arte Digital

 O conceito de arte digital engloba toda e qualquer manifestação artística produzida através de processos virtuais e em ambiente gráfico computacional. As primeiras experimentações datam da década de 1960 e deram início a um longo processo de aprendizagem para os artistas, que passaram do material convencional para as simulações cridas a partir de ordens numéricas de 0 e1.
A amostragem da arte digital se dá tanto pelo ambiente gráfico virtual quanto pelas formas impressas. Sua produção é desenvolvida principalmente em universidades, uma vez que tanto o material diferenciado quanto o trabalho em equipe são necessários para produzi-la. 
A arte digital envolve alguns conceitos novos em relação a arte tradicional, são eles: a interatividade, que é a relação de estímulo e resposta; a virtualidade, que significa que tudo o que existe nesse ambiente existe em potência - por exemplo, se chama de virtual o que está no computador porque enquanto não se acessa um determinado arquivo, ele só existe em potência; e a simulação que é a recriação de uma situação em ambiente virtual, em potência;
Sandra Rey, artista e professora de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) explica que com o digital pode-se lançar mão de processos de simulação, baseados somente na programação e no cálculo matemático. "A partir daí é possível criar mundos simulados, que não tenham nenhuma referência com o real. Isso em termos processuais introduz uma grande diferença no que é o conceito de arte no mundo ocidental e como esse conceito foi construído desde o Renascimento”. 
Essa mudança no conceito da arte se relaciona diretamente com o modo de fazê-la, uma vez que “o digital provocou uma aproximação e cisão muito maior com a ciência”, reflete Sandra. O artista agora precisa de uma equipe, de alguém que saiba programação, que tenha conhecimento avançado em determinado software, etc. Assim, “cai por terra essa ideia modernista do ser de exceção, do artista ser um indivíduo diferenciado dos outros”, completa.
As formas de finalização são diversas. A arte digital pode existir como projeção, coexistir com outros objetos em um determinado ambiente, ficar na web ou se materializar de forma física, como em uma impressão. Sandra enfatiza que na arte tradicional se trabalha com o objetivo de desenvolver um produto final, e o digital "rompe com isso, porque se pode ter inúmeros produtos finais”.
Os artistas reconhecem que existiu – e ainda existe – resistência do mercado em aceitar a arte digital. Sandra conta que “até os anos 90 esse tipo de arte era marginal, então a forma que os artistas tinham para se fazer reconhecer era se unindo em grupos e criando eventos paralelos". Este tipo de manifestação só começou a surgir em bienais e festivais de arte contemporânea com a chegada dos anos 2000, "mas como se fosse uma grande concessão, alguma coisa a parte”, finaliza.
Outra curiosidade acerca da aceitação da arte digital foi sua crítica, que começou a ser feita pelos próprios artistas. Isso é um diferencial bem significativo no sistema das artes. Sandra explica que para se criticar esse tipo de arte, é preciso conhecer o seu desenvolvimento, que não se dá pela simples contemplação. É preciso entender “como os programas são feitos, e como se dá o processo no computador”.
Até então os artistas não analisavam o próprio trabalho, a não ser no campo da teoria, em um sentido mais pedagógico. A partir do digital, no entanto, vários artistas começaram a refletir e teorizar sobre esse tipo de arte, “pois os críticos da arte contemporânea não tinham ferramentas técnicas ou conceituais para desenvolver esse pensamento”, conclui Sandra. 
Principalmente no decorrer da última década, a arte digital se fortaleceu no campo da arte e com seus públicos, sendo hoje bem melhor recebida. Para Suzete Venturelli, artista digital e de web, “a arte computacional é a nova arte popular.”

Fonte:http://projeqt.com/digital_artbr/digital-art-brasil/arte-digital/l

Um comentário:

Susy Paula disse...

Adorei seu trabalho, parabéns

SAIBA MAIS

Livro Digital - Como Desenhar 15 Animais