quarta-feira, 16 de março de 2022

A MUSICALIDADE AFRO-BRASILEIRA

 O SAMBA DE RODA

O SAMBA - HEITOR DOS PRAZERES (1963)


samba de roda é um estilo musical  do samba. Ele provém da Bahia, e possivelmente foi criado no século XIX. É reconhecido justamente pela disposição dos sambistas em círculo; eles movem seu corpo de tal maneira, que todos os praticantes de capoeira aí posicionados acabam irresistivelmente aderindo à sonoridade deste ritmo.


Normalmente o samba tem início depois que são concluídas as rodas de capoeira, visando o entretenimento das pessoas aí presentes. Esta modalidade musical é repleta de disposição e de bom-humor, é o momento em que as mulheres revelam sua graça.

A musicalidade convencional nascida do sincretismo afro-brasileiro está ligada essencialmente à dança, vinculada intimamente, por outro lado, à capoeira, modalidade cultural que engloba luta, no mais puro estilo marcial, arte popular, música, ingredientes africanos e lúdicos, entre outros. O samba de roda é, portanto, executado ao som de pandeiros, atabaques, berimbaus, violas, chocalhos e, naturalmente, das vozes que cantam e das palmas vibrantes.

Conheça os instrumentos de percussão no Samba


Este ritmo pertence principalmente ao Recôncavo Baiano, embora já tenha se disseminado por vários pontos do Brasil, especialmente pelos estados de Pernambuco e Rio de Janeiro. Os eventos mais aclamados, porém, se desenrolam no largo de Salvador; alguns terreiros de candomblé na sua expressão mais primitiva.

O Rio de Janeiro sempre foi tradicionalmente famoso por ser a capital global do samba brasileiro, pois nesta metrópole este ritmo se desenvolveu e conquistou seu formato atual, além de oferecer ao movimento negro um foco de resistência contra o tratamento cruel infligido pelas forças policiais e sociais do Brasil na época da escravidão.

O samba provavelmente nasceu a partir de uma sonoridade popular na África, o semba; ele parece ter se estruturado sob a influência dos mais variados sons tribais deste continente. Deve-se considerar que os negros não constituem uma massa homogênea; esta raça abriga uma fantástica multiplicidade cultural, mesmo em solo brasileiro, principalmente se for levado em conta que os proprietários de escravos selecionavam ao acaso seus trabalhadores, mesclando, normalmente, tribos distintas.

Esta mistura foi também determinante na construção do samba no Brasil, pois seus criadores estavam localizados em um ambiente desconhecido e, muitas vezes, hostil, e eram obrigados a conviver com companheiros que detinham valores e culturas diferentes, ocasionalmente até mesmo antagônicos. O samba de roda guarda muito destes momentos iniciais, e detém algumas similaridades com o jongo, variedade de samba dançada ao som de tambores.

Habilidade:
(EF08AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções das músicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.
[http://pt.wikipedia.org/wiki/Samba_de_roda
http://www.portalcapoeira.com/wiki/index.php?title=Samba_de_Roda]


terça-feira, 15 de março de 2022

Música Tradicional e Música Folclórica

 

Música Tradicional 

Estrada da Vida - Milionário e José Rico



O menino da Porteira - Daniel






Música Folclórica

O Vira - Palavra Cantada






Meu Limão Meu Limoeiro - Galinha Pintadinha



Orientação para o professor

Nesta  audição o aluno terá exemplos de músicas tradicionais e folclóricas. O mais importante nesta atividade é perceber a musicalidade de cada música, detectando os instrumentos, o ritmo, a poesia das canções.


Habilidade:
(EF06AR16)Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.







Algumas Músicas Brasileiras dos Anos 70 / 80 / 90


Anos 70 

 Ouro de Tolo - Raul Seixas



Começar de Novo - Simone


Anos 80

Faz Parte do Meu Show - Cazuza


Dona - Roupa Nova


Rádio Pirata - RPM


Anos 90

Garota Nacional - Skank


Sozinho - Caetano Veloso



Orientação para o professor

Nesta  audição o aluno terá uma pequena noção das músicas ouvidas em outras épocas. O mais importante nesta atividade é perceber a musicalidade de cada música, detectando os instrumentos, o ritmo, a poesia das canções. 


Habilidade desenvolvida
(EF09AR19)Identificar e analisar diferentes estilos musicais em gêneros da música popular brasileira e estrangeira, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.



 





 






terça-feira, 5 de outubro de 2021

Body Art | Enem #professorandrefontes #bodyart

 Body Art


A body art ou Arte do corpo é uma vertente da arte contemporânea que surgiu na década de 60 nos EUA e na Europa. 

Essa arte  toma o corpo como meio de expressão e também matéria para realização dos trabalhos associando se frequentemente ao happening a performance. Não é uma  nova forma de  representação sobre o corpo encontradas no decorrer de toda a história da arte, mas de transformar o corpo do artista como suporte para realizar intervenções, de modo geral,  e geralmente está relacionada com a violência a dor e ao esforço físico.

 Uma das principais características da Body art

*O corpo humano com suporte e experimentação artística,

* Materialidade e resistência,

* Relação entre a  Arte e vida quotidiana

* Parte como forma de protesto

* Uso de performances vídeo-arte instalações

* Temática livre de preconceito

 *Tatuagens, maquiagem, de informações, mutilações, queimaduras, implantes e ferimentos.



Dentre os artistas da body art eu trouxe

 

Yves Klein (1928-1962)

É um artista francês um dos pioneiro da body,  Klein é conhecido por utilizar corpos femininos como suporte para sua arte, como se fossem pincéis vivos.

Uma de suas performances mais famosas foi utilizar modelos cobertas por tinta azul e, de forma que as arrastava elas formavam manchas na tela. Essa técnica foi denominada de “Antropometria” ou “Medições visuais do corpo humano”.

Helena Almeida

Portuguesa de nascimento começou a sua carreira no finalzinho da década de 1960 e é uma figura que se destaca no panorama artístico português contemporâneo Sua trajetória  percorreu pelo desenho, a pintura, a escultura e a performance, mas foi na fotografia que ela escolheu como centro o corpo do seu trabalho, encantada por usar  em sua representação do próprio corpo como suporte, criando  obras que se destacam pela originalidade e pelo pioneirismo.
Inclusive uma das questões  de arte no Enem no ano passado foi  a obra chamada dentro de mim. Onde a resposta  correta dizia que  é  o corpo em si pode ser utilizado como  suporte artístico de forma privilegiada.
Para concluir. Podemos resumir que na body art o corpo é suporte para qualquer tipo de intervenção que o artista queira!!!



#professorandrefontes #bodyart #artecontemporanea

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Cubismo | Minuto Arte para Enem


"O cubismo durou em sua forma pura de 1908 a 1914. Picasso, Braque, Gris e Léger quebraram os objetos em pedaços que não eram propriamentes cubos, esta era a arte de inventar e não copiar."

(Strickland,Carol. Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno.)
 

SAIBA MAIS

Livro Digital - Como Desenhar 15 Animais