terça-feira, 23 de fevereiro de 2021
quinta-feira, 19 de novembro de 2020
LINGUAGEM DE DANÇA | O DESENVOLVIMENTO DA DANÇA TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA | ENSINO FUNDAMENTAL /ANOS FINAIS
E aí Pessoal, tudo legal!? Hoje nosso assunto será sobre as danças tradicionais e contemporâneas ! Preparados então, vamos nessa!
O xote é uma cadência musical que tem como ancestral uma dança de salão portuguesa. Este ritmo nasce, porém, na Alemanha, originalmente intitulado Schottisch, termo alemão que traduzido tem o sentido de ‘escocesa’, embora não guarde nenhuma relação com a Escócia. Ao criarem esta expressão, os alemães se referiam à polca escocesa, da maneira como era vista por este povo.
Esta dança parece ter desembarcado em solo brasileiro em 1851, na bagagem de José Maria Toussaint. A princípio ela era difundida entre os aristocratas que viviam durante o Segundo Reinado. Mas logo os escravos se afeiçoaram a este ritmo, observando a coreografia e adaptando-a aos seus próprios gingados.
quarta-feira, 18 de novembro de 2020
LINGUAGEM DE DANÇA | FATORES DO MOVIMENTO | ENSINO FUNDAMENTAL / ANOS FINAIS
E aí Pessoal, tudo legal!? Hoje nosso assunto será sobre as danças indígenas, africanas e afrobrasileiras ! Preparados então, vamos nessa!
Fatores do Movimento
FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo. Partem do tronco do corpo às extremidades dos membros com movimentos controlados, mas fluentes ao mesmo tempo. Pode ser dividido entre livre e controlado.
PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para denominação do peso que são leves (suaves) e firmes (resistentes).
TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc. Pode ser dividido em:
Rápido, quando o dançarino mantém a aceleração constante de um movimento sem alterações;
Moderado, o meio termo entre o um movimento corporal rápido e um lento;
Lento, quando o dançarino reduz a velocidade constantemente dos movimentos corporais quase até parar.
ESPAÇO – É no espaço que a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço.
Exemplos de Danças Étnicas
- acompanhamento de música: berimbau, canto e palmas;
- formação em roda: roda de capoeira;
- graduação do capoeirista feita por cordas de cores diferentes atadas na cintura.
segunda-feira, 16 de novembro de 2020
LINGUAGEM DE DANÇA | HISTÓRIA DA DANÇA TRADICIONAL E CONTEMPORÂNEA | APRECIAÇÃO | ENSINO FUNDAMENTAL / ANOS FINAIS
Fala Pessoal, Tudo Legal! Hoje nosso assunto será dança Tradicional a Contemporânea! Preparados então, vamos nessa!
O desenvolvimento da dança em sua história tradicional e contemporânea
entre as Danças clássicas.
LINGUAGEM DE DANÇA | DANÇAS FOLCLÓRICAS | APRECIAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Fala Pessoal, Tudo Legal! Hoje nosso assunto será danças folclóricas! Preparados então, vamos nessa!
DANÇAS FOLCLÓRICAS
Tiveram suas origens através das culturas europeia, indígena e africanas. Importante manifestação cultural específica de um povo e de uma região que retrata suas raízes através das danças, músicas, trajes típicos etc., e que são transmitidas também de geração para geração. No Brasil, o Frevo, originado em Pernambuco, e o Carimbó, da região do Amazonas, são danças consideradas patrimônio cultural imaterial brasileiro. No estado de São Paulo temos ainda o Jongo, o Fandango e a Catira. Esses são exemplos de danças brasileiras e paulistas que traduzem a tradição e os costumes do povo de uma determinada região.
O Carimbó é uma sonoridade de procedência indígena, aos poucos mesclada à cultura africana, com a assimilação das percussões dos negros; e a elementos de Portugal, como o estalar dos dedos e as palmas, que intervêm em alguns momentos da coreografia. Originalmente, em tupi, esta expressão significa tambor, ou seja, curimbó, como inicialmente era conhecido este ritmo. Gradualmente o termo foi evoluindo para carimbó.
Nas décadas de 60 e 70 guitarras elétricas foram acrescentadas aos tradicionais instrumentos, e a dança passou a receber forte inspiração de ritmos como o merengue e a cúmbia. Ao se disseminar pela região Nordeste do país, ela impulsionou o surgimento da lambada, que se difundiria por todo o Planeta.
A coreografia principia com os casais posicionados em filas, e então o homem acerca-se de sua companheira batendo palmas, sinal para que ela se considere convidada para dançar. Elas cedem e dão início a um volteio circular, constituindo simultaneamente um amplo círculo, movendo as saias, com a intenção de arrojá-las sobre a cabeça de seu parceiro.
PROCESSO CRIATIVO NA ARTE | VÍDEO | ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS e MÉDIO
Fala pessoal tudo bem? Esse é o vídeo inaugural do meu canal Arte na Sala? Neste vídeo você irá ver como uma obra de arte é criada! Curta se inscreva no canal e deixe sua sugestão para os próximos vídeos!
Até a próxima!
segunda-feira, 9 de novembro de 2020
LINGUAGEM ARTES VISUAIS | DESENHO E PINTURA | ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Olá Pessoal!? Tudo legal? Hoje a nossa aula será muito interessante e divertida! Preparados!? Então, aperte os cintos e Vamos lá!!!
DESENHO
Técnica de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. É composta por criar formas com linhas, pontos, etc.
SAIBA MAIS
-
OLÁ PESSOAL, TUDO BEM?! VAMOS CONHECER UM POUCO DO VOCABULÁRIO TEATRAL! Introdução Como linguagem artística, o teatro pode se valer de varia...
-
COMO VAI ? TUDO BEM COM VOCÊ PROFESSORES E ALUNOS! NESTA AULA VEREMOS D O CONCEITO DE DRAMATURGIA, ALGUNS EXEMPLOS APLICADOS ATUALMENTE. E ...
-
E aí Pessoal, tudo legal!? Hoje nosso assunto será sobre as danças indígenas, africanas e afrobrasileiras ! Preparados então, vamos ness...