sexta-feira, 25 de setembro de 2020

LINGUAGEM TEATRAL - JOGO TEATRAL : TEATRO DE ANIMAÇÃO - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS 7º ANO

OLÁ PESSOAL TUDO BEM? HOJE VAMOS FAZER TEATRO, LEGAL NÃO É!? ENTÃO TODO MUNDO PRESTANDO ATENÇÃO!!!!

PARA ENTENDERMOS O JOGO TEATRAL DE HOJE VAMOS ASSISTIR ESSE VÍDEO...


Rá-Tim-Bum: Contadores de Histórias - A Mulher e a Cozinheira

AGORA É A VEZ DE VOCÊS!

1º MOMENTO – Trazer para a sala de aula três objetos do cotidiano, entre os seguintes: objetos de cozinha (colher de pau, escorredor de arroz, peneira etc.); objetos naturais (galhos, folhas, pedras etc.); objetos pessoais (bolsa usada, bola, sapato velho) e tecidos, lã, sacolas de plástico, cordão, barbante, cola, tesoura, fita-crepe etc.

2º MOMENTO - Criar um bicho e uma pessoa transformando os objetos em personagens. Em seguida, dividir-se em duplas ou trios para manipular os bonecos e produzir uma pequena cena.

AGORA SERÁ DADO UM TEMPO PARA VOCÊS CRIAREM ESSA CENA E EM SEGUIDA VAMOS APRESENTAR, TÁ LEGAL!!!?


E AÍ! GOSTARAM DA AULA DE HOJE? COMENTE SOBRE A AULA! DEIXE UM 👍. 
ATÉ A PRÓXIMA!


Habilidades
(EF07AR30) Compor cenas, performances, esquetes e improvisações com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), explorando o teatro de animação e considerando a relação com o espectador.
(EF07AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgias no teatro de animação, em diálogo com o teatro contemporâneo.


LINGUAGEM TEATRAL - ATIVIDADE : JOGO TEATRAL - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS 6º ANO

 OLÁ PESSOAL, TUDO BEM COM VOCÊS? HOJE NOSSA AULA VAI SER MUITO LEGAL! VAMOS IMPROVISAR! E AÍ ESTÃO PREPARADOS? ENTÃO PARA AQUECER VAMOS ASSISTIR UM VÍDEO....

IMPROVÁVEL - COLETIVA DE IMPRENSA #1


JOGO 1 - Neste jogo vamos improvisar usando frases retiradas de poemas, letras de músicas, textos dramáticos etc O desafio é que cada integrante do grupo deve trabalhar a mesma frase de uma forma diferente, modificando sua voz natural e utilizando o corpo e os gestos, experimentando interpretá-la de forma dramática, cômica, sussurrando, cantando, chorando, dando risada, com energia,... VAMOS LÁ!
 






JOGO 2 -  A atividade consiste em um diálogo improvisado, baseado em perguntas e respostas, porém utilizando gestos exagerados e voz “estranha”. O desafio é desenvolver o diálogo seguindo a ordem alfabética. Sendo assim, a primeira palavra da primeira pergunta deve iniciar com a letra “A”, e a primeira palavra da resposta deve iniciar com a letra “B”. O diálogo deve prosseguir até alguém errar, ou não conseguir ir adiante. Quando isso acontecer, recomece o jogo, voltando para a letra “A” com uma nova dupla. 

Exemplo: 

jogador 1 - Amigo, você por aqui? 
jogador 2 - Beleza! Sim e você o que faz por aqui?
jogador 1 - Comecei a trabalhar nesta loja hoje!
jogador 2 - “Da hora mano!”
jogador 1 - Então, vamos tomar um suco, qualquer dia desses?
jogador 2 - Faz tempo que não fazemos isso.
jogador 1 - Gosta de que tipo de suco? 
jogador 2 - Hortelã com abacaxi. 
jogador1 - (faça uma pergunta)


E AÍ COMO FOI A EXPERIÊNCIA? COMENTE AQUI EMBAIXO!! DEIXE UM 👍 E ATÉ A PRÓXIMA!




(EF06AR28) Investigar e experimentar diferentes funções teatrais (ator, figurinista, aderecista e maquiador/visagista etc.) e compreender a relação entre elas nos processos de criação de personagem.











terça-feira, 22 de setembro de 2020

LINGUAGEM TEATRAL- O QUE É TEATRO? ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS


OLÁ PESSOAL, TUDO BEM?! VAMOS CONHECER UM POUCO DO VOCABULÁRIO TEATRAL!

Introdução

Como linguagem artística, o teatro pode se valer de variados elementos de significação para comunicar algo aos espectadores, utilizando-se, principalmente, de signos visuais (os gestos do ator, os adereços de cena, os figurinos, o cenário, a iluminação) e sonoros (o texto, as canções, as músicas, os efeitos sonoros).

Primeiro ponto

Companhia de teatro Atores de Laura completa 25 anos
 com mostra especial no Laura Alvim | Rio de Janeiro

Ação física: Ação executada pelos atores (teatro/dança/circo) envolvendo voz, gestos e movimentos. Esta ação, aliada a aspectos como cenografia, texto, iluminação, sonoplastia, maquiagem, figurino etc., gera a atuação, que é lida e interpretada pelo espectador, que lhe atribui sentido a partir de seu conhecimento de mundo e de suas experiências anteriores, sentimentos, sensações e emoções.

Adereço: Acessório que compõem o conjunto estético de um personagem. 

Comédia: Gênero que explora situações do dia a dia, exagera particularidades do comportamento humano e critica costumes de forma bem-humorada, provocando risos no público. 

Cena: Trecho, recorte, fração ou acontecimento dramático.



Segundo ponto

Cenário teatro - Pesquisa Google 


Cenário: Conjunto de elementos que, combinados, mimetizam ambientes reais, para reforçar a atmosfera onírica do palco. 

Construções corporais e vocais: Conjunto de características físicas e vocais pesquisadas, experimentadas e assumidas pelo ator, para a configuração de uma personagem no fazer teatral.

Espectador: Aquele que assiste a um espetáculo. Esquetes: é uma cena curta (no máximo tem duração de dez minutos). Em sua maioria, os atores atuam e improvisam uma cena com teor cômico. Farsa: Gênero que, apesar de ser dramático, é cômico, exagerado e extravagante na abordagem de situações cotidianas, valores e relações sociais. Seus personagens são excêntricos e caricatos.


Terceiro ponto

Modelagem de Figurino Teatral - Istituto di Moda Burgo - Brasil



Figurino: Vestimenta utilizada pelos atores para a caracterização de personagens, que identifica suas características, idade, sexo, idade, classe social, profissão, nacionalidade, religião etc. Pode também, indicar uma época, região, estação do ano. 


Gestualidade: Conjunto de gestos que caracteriza determinado personagem. 


Iluminação: Infinitos recursos que participam e colaboram com a produção de sentido do acontecimento teatral. 

IMPROVÁVEL - SÓ PERGUNTAS #14


Improvisação: Essa técnica possibilita ações espontâneas para o trabalho do ator e do não ator. O improvisador explora seus limites criativos e agilidade criativa. Ela pode ser realizada tanto individualmente quanto em equipe


Funções Teatrais



Figurinista: profissional responsável pelas roupas que os atores utilizam em cena. O figurinista adapta ou cria as vestimentas de forma a deixar claro quem é aquele personagem, qual é a época em ele se encontra e outras informações que caracterizam o personagem.


Aderecista: Profissional responsável pelos adereços dos personagens e de cena em sua utilização, organização e, às vezes, confecção.


Maquiador: responsável pela maquiagem e caracterização do personagem.


Visagista: responsável pelo reforço e harmonização das características mais marcantes de um personagem, revelando estilo e traduzindo traços de sua personalidade. 


Cenógrafo: responsável profissional responsável pela criação, projeto e construção do cenário.


Iluminador: responsável por toda a iluminação do espetáculo, desde sua criação até a operação no momento da cena.


Sonoplasta: responsável por toda a trilha sonora do espetáculo desde sua criação até a execução no momento da cena.


Produtor: profissional responsável pelas questões administrativas, financeiras e gerenciais de uma produção artística.


Diretor: responsável pela seleção de atores e equipe técnica, definição de linhas de atuação, figurinos, adereços, iluminação, cenários, sonoplastia e demais detalhes cênicos que compõem um espetáculo.




A ação. A imaginação. A concentração. A descoberta muscular. A descontração muscular. O estado interior de criação. O objetivo. O subjetivo. O jogo. O foco. O Eu!”

Viviany Olivier



E AÍ VOCÊ GOSTOU? DEIXE SEU COMENTÁRIO E COMPARTILHE EM SUAS REDES SOCIAIS, ATÉ BREVE!






domingo, 13 de setembro de 2020

LINGUAGEM TEATRAL - DRAMATURGIA E ESPAÇO CÊNICO - ENSINO FUNDAMENTAL ANOD FINAIS 9º ANO

 COMO VAI ? TUDO BEM COM VOCÊ PROFESSORES E ALUNOS! NESTA AULA VEREMOS D O CONCEITO DE DRAMATURGIA, ALGUNS EXEMPLOS APLICADOS ATUALMENTE. E AINDA VEREMOS OS ESPAÇOS CÊNICOS NA HISTÓRIA E NOS DIAS DE HOJE!

ENTÃO, VAMOS LÁ!?

Imagem de 139904 por Pixabay 

O QUE É DRAMA?

 É uma palavra que vem do grego e significa ação. No contexto teatral, é uma história com enredo, personagens principais e secundários, geralmente contempla uma introdução, um certo conflito, um clímax e um final. Escrita pelo dramaturgo com o objetivo específico para uma representação, quer ela seja uma comédia, uma tragédia, um melodrama, uma farsa etc. Em um texto teatral, uma história é contada como uma narrativa. 

Imagem de Free-Photos por Pixabay 

Dramaturgia Cinematográfica 

É toda uma produção voltada ao desenvolvimento de um roteiro, respeitando as contribuições criativas da equipe de trabalho no que diz respeito à estruturação dramática, ao desenvolvimento das personagens, às argumentações, diálogos etc., que vão fomentar toda a complexidade da obra cinematográfica.


Imagem de David Mark por Pixabay
 

Dramaturgia Teatral 

 É a arte teatral de representar uma história num palco (convencional – tradicional ou não convencional) e o profissional, que protagoniza essa forma de criação, é o dramaturgo, ou seja, a pessoa que faz dramas.

Imagem de Vidmir Raic por Pixabay 

Dramaturgia Televisiva – É a dramaturgia aplicada, especificamente, ao programa televisivo: telenovelas, seriados, programas audiovisuais e outros com função e destaque ao entretenimento. 

Imagem de michelmondadori por Pixabay

Imagem de MustangJoe por Pixabay

Espaço Cênico 
 É o espaço onde a encenação teatral se concretiza. Nele, deverão estar presentes todos os itens necessários para o desenvolvimento do trabalho dos atores e do espetáculo, a boca de cena, o proscênio, as coxias, o palco etc. Dois elementos são, absolutamente, indispensáveis à existência do teatro: ator e público. O espetáculo é uma decorrência natural do encontro de ambos no mesmo espaço, que pode ser um canto de praça, um auditório de escola, um salão de clube ou, até mesmo, um palco especialmente construído e dotado de recursos técnicos apropriados à encenação. Curioso observar, na história do teatro, que o espaço cênico foi sofrendo modificações à medida que foi absorvendo as contingências sociais de cada época, as novas conquistas da técnica etc.


Teatro Contemporâneo 
Este é o teatro realizado hoje em todo o mundo. Teve seu início no século XIX, em conformidade com os fundamentos estéticos da época, e se expandiu no século XX com inovações nas concepções, experimentações, tanto nas teorias como nas práticas teatrais e utilizações de recursos tecnológicos e ferramentas digitais.

AGORA VAMOS APRECIAR ALGUNS VÍDEOS

A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO CÊNICO




Esperando Godot (Waiting for Godot/En attendant Godot) - grupo Garagem 21 - teaser longo



Sin sangre. Temporada Alta 2010


E AÍ O QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO? COMENTE AQUI EMBAIXO! DEIXE SEU 👍
ATÉ A PRÓXIMA!



Habilidade 

(EF09AR24): Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos e manifestações cênicas do teatro contemporâneo paulistas, brasileiros e estrangeiros, investigando os modos coletivos e colaborativos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

EF09AR25) Investigar, identificar e analisar o drama como gênero teatral e a relação entre as linguagens teatral e cinematográfica e as tecnologias digitais em diferentes tempos e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a capacidade de apreciação estética teatral.











sexta-feira, 11 de setembro de 2020

LINGUAGEM TEATRAL - MANIFESTAÇÕES CÊNICAS DE MATRIZ INDÍGENA, AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS 8º ANO

 OLÁ, COMO VAI ALUNO E PROFESSOR? TUDO BEM COM VOCÊS? PREPARADOS PARA MAIS UMA AULA? ENTÃO VAMOS LÁ!

NESTA AULA VEREMOS COMO OS ÍNDIOS E AFRICANOS EXPRESSAM A LINGUAGEM TEATRAL DENRO DE SUA CULTURA, E QUAIS CONTRIBUIÇÕES TROUXERAM PARA A FORMAÇÃO CULTURAL DO BRASIL.


VAMOS RELEMBRAR  UM POUCO DE CADA CULTURA?

Os Africanos - Raízes do Brasil #3


Os Indígenas - Raízes do Brasil #1






ALUNOS VOCÊS SE LEMBRAM DE ALGUM PERSONAGEM COM CARACTERÍSTICAS INDÍGENAS OU AFRICANAS EM FILMES, NOVELAS OU  DESENHOS ANIMADOS?



Apresentação do Espetáculo Teatral Infantil Taynakan - O Contador de Histórias Indígenas


O teatro brasileiro surgiu quando Portugal começou a fazer do Brasil sua colônia (Século XVI). Os Jesuítas, com o intuito de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro. Aliada aos rituais festivos e danças indígenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um caráter pedagógico baseado na Bíblia. Nessa época, o maior responsável pelo ensinamento do teatro, bem como pela autoria das peças, foi Padre Anchieta.O teatro realmente nacional só veio se estabilizar em meados do século XIX, quando o Romantismo teve seu início. Martins Pena foi um dos responsáveis pôr isso, através de suas comédias de costumes. Outros nomes de destaque da época foram: o dramaturgo Artur Azevedo, o ator e empresário teatral João Caetano e, na literatura, o escritor Machado de Assis.

http://baraoemfoco.com.br/batrobr.htmarao/portal/cultura/teatro/t


Bando de Teatro Olodum

Histórico

Companhia negra mais popular e de maior longevidade na história do teatro baiano e uma das mais conhecidas do país, o Bando de Teatro Olodum nasce em 17 de outubro de 1990, em Salvador,a partir de uma parceria entre o diretor Marcio Meirelles e o Grupo Cultural Olodum. Fica acertado, desde a fundação, que o Bando tem autonomia para escolher o seu repertório e interferir de maneira autoral no processo criativo de cada trabalho. Nos primeiros anos, seus integrantes (todos negros) enfrentam o estigma de que não são artistas e que representam no palco as suas próprias histórias de vida. Mas o preconceito não impede que o grupo se imponha e contribua de forma relevante para a inclusão de temas sociais e políticos na vida cultural baiana. O foco principal é o combate ao racismo.

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/grupo410140/bando-de-teatro-olodum


GOSTOU DA AULA!?  LEGAL, CONHECER AS CULTURAS QUE FORMARAM NOSSO BRASIL, NÃO É!? 

ESCREVA UM COMENTÁRIO, DE SUGESTÕES E COMPARTILHE! DEIXE SEU 👍
ATÉ A PRÓXIMA! TCHAUUU!

HABILIDADES
(EF08AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos, coletivos cênicos e manifestações cênicas de matriz indígena, africana e afro-brasileira de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

(EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.


quinta-feira, 10 de setembro de 2020

LINGUAGEM TEATRAL - TEATRO DE FORMAS ANIMADAS - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS 7º ANOS


 HOJE NOSSA AULA FALAREMOS SOBRE TEATRO DE SOMBRAS E TEATRO DE  FORMAS ANIMADAS! VAI SER MUITO LEGAL! 


Teatro  de Sombras 

Diz a lenda: O Imperador Wu Ti, da dinastia Han, governava com sabedoria e juízo o Império Celeste. Seu reinado de 20 anos era um dos mais gloriosos. Supersticioso, acreditava nas artes mágicas. Desgostoso com a morte de sua dançarina predileta, ele exigiu que o mágico da corte fizesse voltar a linda defunta do país das sombras. Amedrontado pela pena de morte, o mágico arquitetou um plano: cuidadosamente preparou uma pele de peixe, tornando-a macia e transparente, e nela recortou a silhueta da dançarina. Mandou esticar uma cortina branca em uma varanda do palácio imperial, em frente a um campo aberto. Com a luz do sol filtrada pela cortina, diante de toda a corte reunida na varanda, a sombra da dançarina ao som da flauta se fez presente. A semelhança dos gestos delicados e da fluidez de sua dança deixou todos alucinados.

Imagem de Manfred Antranias Zimmer por Pixabay 

Teatro de Animação 

É, essencialmente, caracterizado pela presença de um objeto “intermediário” (objetos, marionetes, fantoches, dedoches, bonecos etc.) entre o ator e a plateia. Aqui, o boneco, ou uma “forma animada”, será instrumento de comunicação do ator com o público. Os manipuladores podem estar visíveis ou não, mas sempre mantendo o foco no boneco e não na pessoa. No teatro de animação são os objetos, bonecos ou formas animadas que ganham vida e interpretam as personagens. Existem inúmeros tipos de animação como os fantoches ou títeres ( em que a mão humana dá vida ao boneco), os dedoches ( pequenos bonecos para colocar nos dedos, repetindo a técnica do fantoche em escala menor), marionetes ( bonecos articulados com fios presos em suas articulações), bonecos de mamulengo ( fantoches feitos com cabeças de papel machê e corpos de tecido, oriundo no nordeste do Brasil, principalmente em Pernambuco), bonecos robóticos ou computadorizados, teatro de sombras ( a encenação é feita com silhuetas recortadas em papel contra a luz), teatro com objetos ( os objetos são os personagens em ação), teatro Bunraku ( técnica japonesa de manipulação de bonecos) entre outros. 


E você, já assistiu a algum espetáculo de teatro de animação (bonecos, fantoches, dedoches, sombra, marionetes, objetos etc.)?


Como você  imagina que seja a criação de um boneco-personagem? De que modo o boneco “ganha vida” no palco? 


Neste site você encontra mais conteúdo sobre teatro de bonecos

AMPHIBIAS PRODUÇÕES DE BONECOS


Rá-Tim-Bum: Contadores de Histórias - A aranha, o grilo e o jacaré




GRUPO GIRINO



Teatro de formas animadas ou de animação contemporâneo

 Manifestação contemporânea do teatro de bonecos que, com bonecos ou não, cola em cena outros elementos, como objetos, imagens, sombras, formas abstratas, que contracenam com atores e manipuladores visíveis ou ocultos, mas mantendo sempre o foco de atenção nas figuras animadas. Grupos experimentais de Teatro de Bonecos cada vez mais buscam inserir nos seus espetáculos a dança, o cinema, a ópera, o circo etc. Sejam na utilização de bonecos gigantes, pequenininhos, com diferentes formas de manipular o uso de recursos digitais e tecnológicos ampliam as infinitas suas possibilidades poéticas.


  
Fitafloripa 2009 3º Festival Internacional de Teatro de Animação



Cia Truks

Teatro Bunraku

 Nascido para contar a lendas e histórias das dinastias japonesas para o povo, o Bunkaru é realizado por atores manipuladores, ou titereiros, os quais se vestem com uma roupa de cor preta e ficam nas costas do boneco. Este ganha vida mexendo o corpo por meio das mãos dos três atores que fazem a manipulação do boneco: usando apenas as mãos um titereiro movimenta apenas a cabeça do boneco, o outro apenas os braços e o outro apenas as pernas. 


Grupo Giramundo

Habilidade Articuladora

(EF07AR24) Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de teatro de animação paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro
(EF69AR33)Analisar aspectos históricos, sociais e políticos da produção artística, problematizando as narrativas eurocêntricas e as diversas categorizações da arte (arte, artesanato, folclore, design etc.).

GOSTOU DA AULA DE HOJE? DIGA O QUE MAIS GOSTOU NOS COMENTÁRIOS, COMPARTILHE E  DEIXE SEU 👍
 ATÉ A PRÓXIMA!




quarta-feira, 9 de setembro de 2020

LINGUAGEM TEATRAL -CIRCO - ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS - 6º ANO

 


Habilidade (EF06AR24): Reconhecer e apreciar artistas, grupos e coletivos cênicos de circo-teatro (teatro circense) e circo paulistas, brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.

OLÁ TUDO BEM! HOJE ESTUDAREMOS A HISTÓRIA DO CIRCO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O TEATRO.

VAMOS LÁ!

CONTEXTOS E APRECIAÇÃO  

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História do Circo

A arte do circo está presente desde a Antiguidade em diversas partes do mundo, mas a forma como hoje conhecemos, vem do Império Romano, que no século IV a.C., constrói o primeiro grande circo da história, Circus Maximus, , no qual aconteciam desde festejos religiosos a apresentações de animais e lutas de gladiadores e esportes para entreter o povo. Na Idade Média, as apresentações foram para praças e ruas com seus artistas populares, nômades e viajantes. Na Inglaterra do séc. XVII, o inglês Philip Astley desenvolve a linguagem do circo que passa a ter picadeiros, tendas e lonas para a apresentação de diversas artes circenses próximas do nosso conhecimento. No século XX, surgem as escolas de circo na Rússia, França e Canadá no mundo, as quais alteram a forma de como o circo era regido, principalmente, na troca de saberes circenses, aliando as técnicas circenses e os bailados performáticos da ginástica artística, rítmica e acrobática às inovações tecnológicas, narrativas e teatralidade. Podemos citar alguns circos, mundialmente conhecidos, como o francês Cirque d'Hiver, o americano Big Apple Circus, o irlandês Tom Duffy's Circus, o Circo Imperial da China e o canadense Cirque du Soleil.

Circo dos Sonhos no Mundo da Fantasia - Teaser

História do Circo no Brasil

 O circo, no Brasil, surge com a vinda dos europeus ao país no início do séc. XIX. Muitas famílias nômades, ciganas influenciaram as atividades circenses com apresentações de ilusionismos e de domadores de animais, espalhando-se por todo o país, mas adaptando os números circenses à cultura e costumes da região. O palhaço, grande personagem do circo, é o que alinhava o espetáculo por meio de suas pantomimas, sua alegria e humor sendo muito mais comunicativo e falastrão. Os palhaços, que fizeram mais sucesso nacional, foram Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca e Torresmo. É importante ressaltar que o uso de animais, em apresentações circenses, no estado de São Paulo, é proibido pela lei 11.977/05. Listamos o nome de alguns circos: Circo Maximus, Circo Stankkowich, Tihany Espetacular, Circo Dos Sonhos, Circo Broadway.

https://pixabay.com/pt/photos/circo-palha%C3%A7o-s%C3%A3o-carlos-s%C3%A3o-paulo-231549/
Imagem de Claudio Kirner por Pixabay 



Trailer Totem -Cirque du Soleil. 



Circo-Teatro
O termo circo-teatro se refere a apresentações teatralizadas que aconteciam, ao final de espetáculos circenses, em meados do século XX no Brasil. Eram encenadas comédias, dramas e adaptações de temas diversos. Benjamin de Oliveira foi o grande precursor dessa prática que foi, durante muito tempo, a forma de levar o teatro a todo o país. Ela foi perdendo espaço e força até os anos de 1960, quando, praticamente, desapareceu. Hoje em dia, há grupos que aliam, aos espetáculos teatrais, as técnicas circenses. Podemos citar as cias. de circo-teatro La Minima, Grupo de Teatro Sem Lona, Grupo Parlapatões e Cia Nau de Ícaros.


https://pixabay.com/pt/photos/acrobatas-circo-contorcionismo-412011/

Circo tradicional

É formado por grupos familiares e todos os saberes são transmitidos de geração em geração. Todo tem uma função específica, antes, durante e depois do espetáculo. Cada apresentação é resultado de um longo, rigoroso e complexo processo de aprendizado artístico e estético, que envolve montagem, elaboração de figurinos e cenários, ensaios, treinamento físico, divulgação e desmontagem. 
Imagem de Erich Westendarp por Pixabay 


 

Circo Contemporâneo

Formado por pessoas de diferentes origens sem nenhum vínculo familiar sendo que a aprendizagem acontece por meio das escolas de circo. Diferentemente do circo tradicional, o espetáculo apresenta um tema central que é desenvolvido ao longo de todo a apresentação numa sequência lógica. Essa exibição combina técnicas circenses e teatrais e grande quantidade de recursos tecnológicos, agregando atores, ginastas, técnicos e equipes específicas as quais desempenham diferentes tarefas e funções, culminando numa produção de elevado teor estético. 
Imagem de IgorSuassuna por Pixabay 

E AÍ, GOSTOU DE SABER SOBRE O CIRCO? COMENTE AQUI EMBAIXO DEIXE UM 👍 E COMPARTILHE O LINK COM SEUS AMIGUINHOS!ATÉ A PRÓXIMA AULA!


SAIBA MAIS

Livro Digital - Como Desenhar 15 Animais